Dízimo uma questão de Fé e obediência.

sábado, 22 de outubro de 2011





Dízimo: Fé e obediência

        O dízimo representa a décima parte do fruto do nosso trabalho consagrado a Deus. É uma expressão da fé, do amor e da gratidão do crente pelo favor divino  que lhe assegura a vida e o sustento espiritual e material.
Esta ordenação da lei mosaica (Lv 27.32), que no AT assegurava o sustento dos sacerdotes e dos levitas, já era praticada antes de Moisés. Abraão e Jacó, por exemplo, entregavam o dízimo de tudo o que possuíam ( Gn 14. 18-20; 28.22).

        Além de ser uma ordenança, o dízimo sempre envolveu bênçãos de prosperidade:
        "Honra ao SENHOR com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares."(Pv 3.9,10).

         "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa , e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos  abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança. E , por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem- aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos". (Ml 3.10-12).

         No Novo Testamento, não há nova regra para o dízimo. Jesus não condenou nem ab-rogou esta prática; apenas criticou o comportamento hipócrita dos religiosos que davam dízimo para se auto- promoverem, sonegando o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé (Mt 23.23)
         O Senhor se alegra com aquele que dá voluntariamente e com alegria (2. Co 9.7); e não com o que cumpre apenas uma obrigação religiosa, por medo de atrair uma maldição ou de ir para o inferno.

         O cristão genuíno é conhecido pelo amor, pela fé, obediência  e submissão ao Todo- poderoso. É impossível desassociar o dízimo e as ofertas de certas virtudes fundamentais da vida cristã. Logo, dar dízimo apenas atesta se o cristão crê em Deus e na Sua Palavra, se reconhece que Ele é Provedor, se lhe é grato e se deseja contribuir para  o evangelismo e o estabelecimento efetivo do Reino de Deus em cada coração.

         A despeito disso, existem muitos cristãos que não percebem que dar o dízimo é um privilégio. Eles não conseguem entregar nem 10% do seu salário à causa do evangelho. Esse apego ao dinheiro demonstra um materialismo exacerbado e até avareza, um pecado de idolatria (Cl 3.5). e foi para evitar isso que o Senhor instituiu o dízimo.

         Quando devolvemos a Deus os 10%  que Ele requer para que haja mantimento em Sua casa, estamos dizendo que Ele é Senhor  da nossa vida, que reconhecemos que tudo que somos e temos vem dele e pertence a Ele; somos apenas mordomos( 1Cr 29.11-14).

         O cristão que entrega o dízimo demonstra ter visão espiritual, fé nas promessas de Deus, compromisso com a Igreja, com sua liderança e com a causa do evangelho; e será ricamente abençoado pelo Senhor.


Graça e paz 

Fabiana Matos
@eternoproposito

0 comentários:

Postar um comentário