Devocional EP/Setembro 2014

quinta-feira, 28 de agosto de 2014




Convite:

Gostaria de te convidar para  participar do Devocional EP( Eterno Propósito)   
O propósito desse devocional é gerar disciplina diária da leitura da Palavra de Deus.
Uma oportunidade de você crescer espiritualmente.

Como funcionará?

1.Você receberá uma programação  do mês de  Setembro  que vai do dia 01 até o dia 30
selecionamos  para cada dia 1 capítulo que deve ser lido.
2. Oração: Você irá escrever 7 pedidos  e após a sua  leitura Bíblica você apresentará à Deus os seus pedidos de oração.
Tempo de oração?

(livre)você mesmo determinará o tempo de oração.

Qual o horário da leitura?

(livre): Você irá escolher  o seu horário.O importante é não esquecer de fazer o seu devocional para que não acumule para outro dia.

Quem poderá participar?

Qualquer pessoa que deseja conhecer mais da Bíblia Sagrada e que tenha fé em Deus.


Algumas orientações:

1° Passo:
Baixe a programação que está  logo a baixo  em seguida   guarda em lugar seguro.
Sugestões: guardar dentro da  Bíblia,  cola  no mural da sua igreja  ,em uma  cartolina  etc
Distribua em sua célula,imprima e dê presente para os  amigos ou família.
Seja usado por Deus,tira xerox e coloca na caixa de correios na sua rua ou bairro.
.
2° Passo :Ao final desse devocional  por gentileza  envia um e-mail para :
Assunto: Devocional 
Você deverá Compartilhar conosco a  experiência de fazer o devocional diário.

O hábito da leitura Bíblica só é gerado através da disciplina,tenha esse compromisso e você verá como a sua vida mudará.

"Conhecereis a verdade e ela vos libertará".João 8:32


Compartilha esse convite á todos os seus amigos.
Imprime e dá para o pessoal da sua célula,da sua faculdade,colégio,aos seus vizinhos e familiares.
Aproveita essa oportunidade é Deus te chamando para um tempo de crescimento e relacionamento pessoal com Ele.

Segue a Programação:










Ps> Caso não consiga visualizar a imagem envia um  e-mail solicitando o devocional,que terei o maior prazer de enviar à  você.

Deus te abençoe
Fabiana Matos
@eternoproposito

Conferência de Jovens em Brasília/Comunidade das Nações

domingo, 24 de agosto de 2014


Venha participar da Conferência de Jovens Fora de Série serão 3 dias inesquecíveis
Dias: 04 a 06 de Setembro 2014
Preleção:
Marcos Madaleno
Eliel Lima
Júnior Cabral
Davi Lago
Mac Anderson
Jonathan Nemer

Local: Comunidade das Nações
Via w3/Asa Sul-513


Fabiana Matos
@eternoproposito



4° Congresso Mulheres Diante do Trono 2014



mulheresNos dias 28, 29 e 30 de agosto será realizado na Igreja Batista da Lagoinha (IBL), o 4° Congresso Mulheres Diante do Trono (DT). Para esta edição, a atividade contará com as participações especiais das conferencistas Devi Titus, Helena Tannure, a apresentadora Márcia Rezende à frente dos bate- papos; e no louvor, as cantoras Mariana Valadão e Nívea Soares.  Pela primeira vez, a convidada Ilma Cunha participará do evento. Além das convidadas, estarão presentes as anfitriãs, a pastora e cantora do Diante do Trono Ana Paula Valadão e a intercessora Ezenete Rodrigues.
Helena
Helena Tannure
O Congresso é direcionado ao público feminino e contará com bate-papo, ministrações e dicas para as congressistas. O tema deste ano é baseado em Tito 2.3-5: “As mulheres mais velhas… poderão orientar as mais jovens”.  A partir desse versículo serão desenvolvidos assuntos de interesse das mulheres casadas, solteiras, mães ou filhas.
A atividade está com as inscrições encerradas, mas quem não se inscreveu pode acompanhar o evento pela Rede Super de Televisão (canal 21 ou 23), ou pelo nosso site: lagoinha.com/culto-ao-vivo/ . Para quem deseja participar desse congresso em outras regiões, pode se inscrever no site www.diantedotrono.com.
4°Congresso Mulheres Diante do Trono
Programação
mulheres
Participantes do 3º Congresso Mulheres Diante do Trono
28/08 – Quinta-feira
19h30 – Abertura
Louvor com Diante do Trono, Palavra com Ana Paula Valadão
22h – Encerramento
29/08 – Sexta-feira
9h – Abertura
Louvor com Nívea Soares
Bate-Papo: Márcia Rezende, Ana Paula, Devi Titus, Helena Tannure e Nívea Soares
Palavra com Devi Titus
13h – Intervalo para almoço e descanso
18h – Abertura
Louvor com Diante do Trono
Bate-Papo: Márcia Rezende, Ana Paula, Devi Titus, Helena Tannure e Ilma Cunha
Palavra com Ilma Cunha
22h – Encerramento
30/8 – Sábado
 9h – Abertura
Louvor com Mariana Valadão
Bate-Papo: Márcia Rezende, Ana Paula, Devi Titus, Helena Tannure, Ilma Cunha e Mariana Valadão
Palavra com Helena Tannure
13h – Intervalo para almoço e descanso
18h – Abertura
Louvor com Diante do Trono
Ministração com Ana Paula, Devi Titus e Ezenete Rodrigues
Ceia
22h – Encerramento
Fotos: Arquivo Diante do Trono

Fonte: Lagoinha

O Propósito do relacionamento É Ajudar um ao outro!

sábado, 23 de agosto de 2014


Você quer que os seus relacionamentos dão certo?
Ajuda as pessoas.A Palavra de Deus ensina essa verdade em Gálatas 6:2
"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. "
Para o  relacionamento ser verdadeiro ele tem ter que ser reciproco,correspondente,tem que haver uma troca,caso contrário o que está havendo é somente interesses particulares.
Essa semana encontrei com uma amiga que teve um dia de" cão",o trabalho  dela estava a consumindo de tal forma  que a sua vontade era de  desistir,por vários motivos: pressão,estress ,desvalorização profissional e até assédio moral.Parei para ouvi-la ,oramos juntas e depois de alguns minutos o seu semblante era outro,sorridente e motivada de novo.Só que algo me intrigou quando a perguntei se ela havia compartilhado essa situação com seu namorado e ela disse que não,eu perguntei:Por quê?Ela respondeu:"Ele não entenderia".Voltei a questioná-la ,já que eles namoram há mais de 2 anos e sempre falam que desejam se casar.Ela disse"Ele não entenderia,a minha dor"Ela prosseguiu falando:" preferir poupá-lo, porque ele sempre pensa que minha vida é perfeita."
Eu disse:"amiga,ninguém é perfeita!"Somente  Deus é perfeito, E o propósito do relacionamento conjugal ,ou de amizade é que um ajuda o outro a carregar os fardos da vida".
Talvez você esteja igual a minha amiga,querendo viver de perfeição,você é humana,você chora,adoece,e  saiba de algo:Você não precisa tentar mostrar para as pessoas que você não tem problema e que é sempre forte.Se só você ajuda as pessoas,isso tem algo errado.Você também precisa de compartilhar as suas necessidades e angustias com alguém.Você precisa de carinho,amor,conforto.
Se você está namorando e sempre poupa o seu cônjuge ,esse relacionamento não vai dar certo.
Você precisa de um(a) companheiro(a),alguém que vai rir e chorar com você.
E Deus fica feliz quando ver companheirismo no meio do seu povo.
Eu te aconselho a você refletir sobre assunto.

Deus te abençoe

Fabiana Matos
@eternoproposito



Desperta!


Tem um filme bem divertido que já assistir algumas  vezes e quero compartilhar um pouco dessa história,e logo você compreenderá aonde quero chegar.
O nome do filme é "Enquanto você dormia".A história é de uma mulher solteira chamada Lucy  moradora de Chicago que salva um rapaz de ser atropelado. No hospital, ela é confundida com a noiva do acidentado que não pode desfazer o mal-entendido por estar em coma. A família dele é tão receptiva que Lucy não consegue contar a verdade, causando muitas confusões,e enquanto o suposto noivo dela está em coma,ela se apaixona pelo seu irmão,e quando o rapaz sai do coma e descobre esse romance ele pergunta :"Quando isso aconteceu?" e ela responde  :"Enquanto você dormia".
Hoje eu te faço a seguinte pergunta:
-Você já teve a sensação de estar dormindo,ou passou por alguma situação,fase da sua vida em que você percebeu que não conseguia  se mexer ou resolver tal assunto?A resposta para tudo isso,pode ser que você esteve ou está em coma espiritual.
O que é o coma?
De acordo com dicionário:"Coma (do grego κῶμα, sono profundo) é um estado de inconsciência do qual a pessoa não pode ser despertada."
Tem pessoa que que fica no estado de  coma durante meses  e até mesmo anos.E quando ela acorda não tem noção do tempo que  ficou dormindo.
O que é coma espiritual?
Influência malignas espirituais que faz com que um individuo em seu domínio realize algumas práticas em sua vida,onde que ela custa  perceber que está perdendo coisas boas em sua vida,ou até mesmo indo ou praticando ações  sem volta e que desagrada a Deus.
Já ouvir muitos relatos de ex-alcoólatras que ficou sobre o domínio do vício do álcool por anos,e que só percebeu o tanto que perdeu na vida,como família,sonhos ao se libertar daquele vício.
Recebo e-mails de pessoas pedindo ajuda em oração porque  dedicou tanto ao seu ministério , trabalho e outras coisas  ao ponto de  esquecer da sua  vida pessoal e devido a isso é sucesso nessas áreas mas, porém tem sido um fracasso em outras .
Talvez ,você  que está lendo essa mensagem esteja passando por um "coma" em sua vida,você sabe que tem algo errado,sua vida não avança, as pessoas que são suas conhecidas hoje em dia passaram a ser desconhecidas.Ou quem sabe,você não consegue ver que se  afastou de Deus,e  que  suas  únicas lembranças da sua fé é que  você sabe que existe um Deus,e as vezes vocês lembra como era bom aquelas reuniões que você tinha na igreja,mas,hoje você não tem certeza das promessas de Deus,a sua idade já  está te incomodando 25 anos,quem sabe 35,50 anos e a sensação que você tem é que não há esperança para você,não é verdade?
Quero te dar duas noticias maravilhosas:
1° Que bom que você está lendo essa mensagem é uma prova que Deus ainda fala com você e Ele não te esqueceu e está te chamando de volta para sua casa.
2°O estado do coma é temporário e hoje mesmo você pode sair dele.
O que fazer?
Clama por Jesus,esse nome tem poder,seja sincero(a),Diga:
"Senhor Jesus ,eu estou morto(a),quero vida,alegria,quero viver os teus sonhos e propósitos,me liberta te toda influência espiritual,não quero ficar preso(a),me ajuda Senhor,me desperta desse coma".amém
 Irmão(a),Deus já  soprou vida em todas as áreas que estava morta em sua vida.  Você crer nisso?Hoje o Senhor te despertou para viver um novo tempo!
Agora que  você despertou , será restituído,os anos não voltarão na intensidade que gostaríamos que voltasse.Mas a medida que você for caminhando com Cristo,receberá novas projeções,instruções,novo ânimo,coragem. Deus está te dando uma nova oportunidade de você conquistar o tempo que você ficou "dormindo",vai a luta!Deus vai te ajudar.Não será fácil,porque no tempo do coma você estava no silêncio,ausente,mas agora você voltou.Então viva e seja Feliz!
E se tiver alguém da sua família  de coma patológico ,Deus é poderoso para tirá-la dessa situação.
Eu me uno a sua fé e liberamos o milagre na vida dessa pessoa.Deus é o dono da vida.E está despertando essa pessoa!

"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá."Efésios 5:14


Graça e paz
Fabiana Matos
@eternoproposito





Filme: "Deus não está Morto" nos cinemas 21 de Agosto

quarta-feira, 13 de agosto de 2014



(Sinopse) 
Em seu primeiro dia na universidade, o estudante, Josh Wheaton (Shane Harper), terá sua fé desafiada diante de todos os seus colegas na aula de Filosofia. O pretensioso professor Radisson (Kevin Sorbo) diz não querer perder tempo com tolices e orienta seus alunos, categoricamente, a negarem a existência de Deus.
Josh encontra-se dividido ao ter de escolher entre sua crença e seu futuro. Angustiado e nervoso, ele não cede às pressões, provocando a ira do professor. Agora, Josh, terá de defender a existência de Deus para toda a classe. Sem muito apoio, ele questiona se, de fato, pode lutar por aquilo em que acredita.

Nos cinemas 21 de Agosto 2014

Assista o Trailler 



Fabiana Matos
@eternoproposito

Marcha para Jesus em Brasília 16 de Agosto

terça-feira, 12 de agosto de 2014



No dia 16 de Agosto de 2014 , Marcha para Jesus em Brasília.

Com Apóstolo César Augusto, Ministério Pedras Vivas, Aline Barros, Renascer Praise, Ao Cubo, e muito mais.Venha marchar conosco, e declarar que nossa capital pertence ao Senhor Jesus!

Concentração ás 14h00, em frente ao palácio do Buriti.

Fabiana Matos
@eternoproposito

Sansão, um homem de Deus, que escolheu andar sozinho

segunda-feira, 11 de agosto de 2014



“Na ausência de outros, até mesmo o melhor que temos nos leva a loucura.”

Quando lemos Gênesis 2.18, aprendemos que o próprio Deus reconheceu que a solidão não era a situação ideal para o homem que Ele criou:

Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; eu lhe farei uma ajudadora que lhe seja adequada.A solidão é um dos problemas mais graves nas grandes cidades, para o qual governo nenhum pode ter solução completa. A solidão pode ser amenizada com encontros promovidos pela igreja ou por outra religião, por grupos sociais, por eventos promovidos por alguma instituição como as prefeituras, mas a noite, quando a pessoa se recolhe e fica só, é a hora que a solidão lança seus ataques mais severos contra o coração.A solidão não apenas adoece uma pessoa, mas ela em si já é o sintoma do processo de adoecimento. Quando uma pessoa se dá conta de que está só, ela está constatando que anteriormente não investiu em relacionamentos saudáveis e duradouros. O resultado aparecerá quando o tempo de construir pontes passar.Eu quero fazer uma paráfrase do texto de Gênesis e dizer que “não é bom que o Pastor, que o Líder, que o Presidente, que o Evangelista ou que o Diácono estejam só”.

Lendo a história de Sansão notamos que em nenhum momento o vemos acompanhado de amigos. Nem mesmo seus pais, sua família, aparecem próximos a ele. Ele é um homem só. O líder de um povo numeroso como os judeus, que eram divididos em doze tribos, ocupando grande parte do atual território na terra prometida, não aprofundou amizade, nem laços, nem parceria com ninguém. Sansão vaga no meio do seu povo sem alguém para acompanhá-lo.Na ausência de pessoas que nos façam companhia, até mesmo o melhor bem que possuímos – carro, imóveis, equipamentos – nada pode satisfazer ou substituir a presença de pessoas. A solidão nos leva à loucura.Se nós olharmos pela perspectiva humana, sem a necessidade de fazer grandes reflexões teológicas, facilmente veremos que os dois maiores líderes do Novo Testamento foram Jesus e Paulo. Eles nunca andaram sozinhos. Lendo Lucas 10.1, um texto bem conhecido, vemos isso claramente e quero reproduzir o texto para que você observe:

Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois e enviou-os adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. (Lucas 10:1)

Lembrem-se: que o ministério é uma ocupação perigosa, principalmente para o líder solitário.

Obreiros que olham para o lado mais visível do ministério, seguramente farão uma avaliação superficial e enganosa do que é a vida do obreiro e do líder cristão. Olhar somente para os homens de Deus quando estão sobre o púlpito em um grande congresso é fechar os olhos para os ambientes onde ele passa a maior parte do seu tempo e onde gasta as suas energias. A casa do pastor é o lugar onde ele é amado e respeitado, mas onde também é exposto aos problemas que todo homem enfrenta, com esposa e com os seus filhos. E sabe qual é o território mais perigoso para um pastor em crise conjugal? O seu próprio gabinete.É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. O resultado do trabalho de duas pessoas é maior que o que alcança o solitário. E o próximo versículo diz:

Pois, se um cair, o outro levantará seu companheiro. Mas pobre do que estiver só e cair, pois não haverá outro que o levante. (Eclesiastes 4:10)

“Se um cair…”.Observe como o texto é honesto e claro: se uma das duas pessoas cair… Porque nós somos homens de Deus, e como homens de Deus, estamos expostos a esta possibilidade da queda, que é real para todos nós – então a outra pessoa ajuda a se levantar. A Bíblia revela a sabedoria de Deus e Deus, em sua sabedoria, sabe que não é bom para homem algum estar só, como também não é bom para um líder estar só.Aqueles que escolhem andar sozinhos e caem, ficam em má situação porque não há ninguém que os ajude a levantar. Por isso o líder precisa de uma esposa, e a mulher sábia, a mulher de Deus, precisa de um marido.Dois homens podem resistir melhor a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho; mas o mesmo ataque facilmente derrubaria e derrotaria aquele que anda só.Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se; e o cordão de três dobras não se rompe tão facilmente. (Eclesiastes 4.12)

Como prevenir-se contra a solidão no ministério?

Como a cultura secular no mundo fora da Igreja é uma cultura que privilegia o individualismo, é “mais ou menos normal” que os cristãos – e em especial os líderes cristãos – sejam influenciados pelos pensamentos e modelos que comandam as cabeças das pessoas de fora da Igreja.
Assim, qual é o resultado disso que afeta diretamente os nossos líderes? O pensamento e a compreensão de autossuficiência. Líderes que se acham autossuficientes não faltam por aí, e não é diferente com os líderes cristãos.A mentoria tem uma grande relação com você quando se olha num espelho. Para ver a nossa própria imagem nós precisamos de luz e do espelho, um espelho “limpo”, se é que você entende o que estou querendo dizer.É interessante a nossa relação com o espelho, pois olhamos para ele e o espelho nunca mente. Você não conhece um espelho que mente. Todos à sua volta podem dizer como você está legal, como você está com o corpo na medida certa, mas quando você tira a sua roupa e se olha naquele espelho grande do seu quarto, o espelho grita: “Tá barrigudo! Tá gordo!”. Ele não mente. Você pode até desmerecer o que o espelho diz, pode até desprezar, não dar atenção, mas o espelho não mente.Se nós não nos olharmos no espelho não há como esperar melhoras em nossas vidas. Quando eu vou para a frente do espelho e olho a minha imagem refletida ali, eu não faço isso para piorar a minha imagem. Olhamos nossa imagem no espelho para procurar coisas que precisam ser melhoradas, não para piorar as que estão boas.Se eu olho no espelho, não é para desorganizar o que está direito, é para organizar o que precisa ser organizado. Olhar a imagem no espelho é para arrumar o que precisa ser arrumado e consertar o que precisa ser consertado.Mentoria, portanto, tem relação com não abrir mão do espelho: alguém que reflita para você a imagem real, aquilo que você é de fato quando e como os outros o veem.

Um dos grandes problemas que surgem quando alcançamos um nível mais elevado de respeito na sociedade e na Igreja é que passamos a ser rodeados de bajuladores hipócritas. Surge de todos os lados gente interesseira que nos elogia, que nos aplaude, mas que esconde de nós os nossos defeitos. E o perigo maior está em não discernir o engano e acreditar nas bajulações.Estão faltando pessoas que nos falem a verdade e a vantagem da mentoria é que ela favorece o olhar mútuo, recíproco: um pode falar a verdade para o outro. Só a verdade tem o poder de nos levar às mudanças radicais que são necessárias.Assim, ore ao Senhor e peça a Ele orientação para que você tenha um amigo mentor que o aconselhe, um amigo mentor que o confronte e a solidão que o ameaça, que deixa você vulnerável aos ataques constantes será minimizada.Sansão não tinha mentor, Sansão escolheu andar e viver só. Era alvo fácil para o inimigo e por isso foi atingido.

Pr Josué Gonçalves

Eu vou orar

domingo, 10 de agosto de 2014


O que você faria se sua terra passasse por 3 anos em sequidão?Nenhuma gota de  água ,nada.talvez o único ruído que você ouvisse fosse de reclamação,desespero,choro,amargura,pessoas falando em desistir.E detalhe importantíssimo sabendo que você teve participação nisso,e melhor ainda você sabendo que tudo era vontade de Deus?Isso aconteceu na época do profeta Elias.Havia um grande propósito para tudo isso.
"Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:1 Reis 17:1-2
Os profetas eram boca de Deus aqui na terra e o que eles diziam aconteciam porque o Senhor os autorizava a profetizar.Hoje em  dia    também  existem profetas de Deus,e você também é um deles,você sabe orar correto?E porque não está orando?
Cristo disse:"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." João 14:13.A nossa voz é importante no céu,quando oramos por mudanças,transformações e pedimos com fé o milagre acontece.O que Deus está mostrando para nós com essa mensagem é que Ele tem poder sobre o tempo,estações,enfermidades,emprego,família etc.O propósito de Deus é de abençoar o seu povo.Talvez você diga: "Fabiana ,sim ,eu estou orando"então eu te digo:"Prossiga orando e profetizando" ,porque você vai ter uma grande surpresa na sua vida,as estações estão próximas de serem mudadas".
Depois de completar os 3 anos de sequidão,o profeta Elias chamou acabe e disse:
" Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.." 1 Reis 18:41-46
Tudo agora seria diferente,agora aquele povo receberia de Deus abundante chuva.A chuva  significa  benção ,eu creio que Deus está mostrando para nós que vai vir agora uma virada de tempo em nossas vidas e será de  vitória.O seu choro vai acabar meu/minha irmão(a).amém?Você vai conquistar o seu emprego,casamento,o seu projeto ministerial,o seu filho,o seu sonho,sua família,sim  vai para igreja.Você crer  nisso?As mudanças positivas na sua vida vai acontecer!Eu posso ouvir  pela fé as bençãos e você?Lembre-se sempre da sua arma espiritual que é a oração.Diga agora mesmo:"Eu devo orar".1,2...7 x  eu vou perseverar na minha oração e não vou desistir até essa chuva de benção de Deus cair sobre a minha vida.amém!".
Graça e paz
Fabiana Matos




Missionários são presos na China e podem pegar pena de morte

sábado, 9 de agosto de 2014


Esta semana, um casal foi preso na China, acusado de roubar “segredos de segurança nacional”. Essa poderia ser apenas mais uma história dentro do tumultuado cenário político chinês, onde o governo faz terrorismo com a população o tempo todo. O detalhe é que Pequim vem aumentando a repressão nos últimos meses contra as igrejas cristãs em todo o país.
Missionários são presos na China e podem pegar pena de morteNa terça-feira, as autoridades detiveram o casal de canadenses Kevin Garratt (54) e Julia Dawn (53) Garratt. Embora o governo diga que eles “são suspeitos de reunirem e roubarem material secreto sobre, entre outras coisas, os objetivos militares chineses e importantes projetos de investigação no âmbito da defesa nacional”, na verdade os dois são missionários evangélicos.
A família Garratt mora na China desde 1984, e desde 2008 mantinham uma cafeteria em Dandong, na fronteira com a Coreia do Norte. Da cidade de Dandong partem muitas excursões organizadas para a Coreia do Norte e acaba sendo o local por onde entram os refugiados norte-coreanos. Por isso o casal a escolheu para abrir um centro cristão e um local para treinar outros missionários com foco na Coreia do Norte.
Segundo o Código Penal chinês, a pena prevista por espionagem é no mínimo dez anos de prisão e em alguns casos, o acusado pode ser condenado a morte. O primeiro-ministro canadense, Steven Harper, já anunciou que vai à China, mas o governo chinês não tem divulgado detalhes sobre a prisão e o processo. Os missionários estão incomunicáveis até o momento.
Simeon Garratt (27), filho do casal detido, afirma que não consegue entender por que seus pais foram presos depois de trabalhar por três décadas no país. “É uma história absurdamente louca. Não faz sentido para mim.” Ele conta que não era segredo na cidade que seus pais eram cristãos e na cafeteria Peter´s Coffe Shop, música cristã era tocada continuamente.
Com a divulgação da prisão, a imprensa revelou a gravação de material usado pelos missionários para divulgar nas igrejas canadenses o seu trabalho na China. “Temos nossa base na China e nosso foco na Coreia do Norte, mas estamos centrados em Jesus”, disse Kevin numa mensagem divulgada recentemente.
Ele contou aos membros da igreja que tinham Bíblias disponíveis na cafeteria e mostrou um poster colocado no local que dizia: “Deixe sua fé ser maior que o seu medo”. Revelou também que eles recebiam no local norte-coreanos que fugiam do país vizinho e muitos se converteram em Dandong, aceitando voltar para seu país e atuar como missionários.
Kevin contou ainda para os presentes no culto que era preciso orar mais pela pregação do evangelho na Coreia do Norte, o lugar mais fechado da Terra para o evangelho.
A agência de Notícias chinesa Xinhua afirmou que o departamento de segurança da China está “investigando o caso”, mas em nenhum momento faz menções às atividades religiosas dos Garratt. Também não se sabe se a prisão dos canadenses foi a pedido do governo norte-coreano. A China é praticamente o único parceiro comercial da Coreia do Norte e o grande apoiador do regime, que persegue cristãos. Com informações de Daily Mail



Fonte: gospel prime

Feliz dia dos Pais!








Quero desejar Feliz dia dos pais à você papai que visita o nosso blog.
Que Deus prossiga te abençoando, concedendo  sabedoria,alegria e força para você continuar nessa missão.
Não basta ser pai tem que participar
Parabéns papai pelo seu dia!

Fabiana Matos
@eternoproposito

Testemunhos do devocional EP de Julho

segunda-feira, 4 de agosto de 2014




Leia os testemunhos enviados por e-mail


''O devocional foi uma benção na minha vida.Consegui fazer todos os dias,irmã Fabiana estou colocando as minha metas e coloquei no mês de julho as 7 metas .Deus me deu uma grande vitória .e a cada dia que faço Deus me concede novas estrategias,minha benção está fresquinha.Sei que posso passar por tribulações, Lutas,mas eu sei que sempre VAI VALER A PENA.Abraços!!!!!''
Lívia Santana
Belo Horizonte.MG


''Bom dia querida Fabiana,terminei hoje o devocional do mês de julho,confesso que por não ter o hábito de lê a bíblia todos os dias pra mim foi um pouco difícil ,mas foi maravilhoso ouvir a palavra do Senhor todos os dias é muito bom.Quero continuar o ano inteiro. bjus.''
Vanuza Silva
Gama-DF



"Olá Graça e Paz, vim aqui testemunhar o quanto maravilhoso e especial tem sido esta aplicando o devocional elaborado por vocês, realmente muito de DEUS,  Sou líder de uma equipe na igreja a qual congrego tenho abaixo da minha cobertura 30 meninas e trabalhamos com células e tenho comigo diretas 09 líderes e todas tem discípulas e passei para elas desde de julho e as desafiei as em investir no crescimento de cada discípulas delas.E foi muito boa a experiência em nosso meio, tive testemunhos:
Uma discípula dormia mais que vivia e nos propósitos ela colocou que queria se manter acordada para estar levando a palavra e apresentando DEUS as pessoas e ela falou que foi sobrenatural até mesmo a mãe dela estranhou ela levantar cedo e começar a se comprometer mais com ela mesma e com as coisas do reino.
Outro bem legal mesmo foi uma menina relatar que ela falou DEUS não sei o que colocar aqui pois não tenho oque colocar, e ela sentiu como se DEUS colocasse na mente dele coisas as quais ele queria que realmente ela colocasse,e  ela foi colocando e o senhor a foi surpreendendo a cada dia mais.
O legal foi que elas vieram ,me agradecer, e eu falei temos que agradecer inteiramente a DEUS eu fui apenas um canal para abençoar vocês mas o senhor na sua soberania deu esta estrategia a galera do site eterno propósito então que possamos continuar firmes e renovando nossa aliança a cada amanhecer com ele.
Só tenho a agradecer galera creio que assim como foi na minha vida e na vida das minhas discípulas tem sido na vida de muitas outras pessoas.
Que este ministério cresça a cada dia mais e mais e que vidas seja libertas através da palavra de DEUS. TENHA UMA BOA TARDE  TODA GALERA do ETERNO PROPÓSITO ."
Marília Araújo
Umuarama-Pr



Fabiana Matos
@eternoproposito




Deus está esperando a nossa oferta

domingo, 3 de agosto de 2014


"E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu."

Juízes 6:15-19

Já tem  alguns dias que tenho meditado na bíblia sobre a história de Gideão,e  percebo como cada palavra que vamos lendo ,vai trazendo revelação ,perceptiva,direcionamento e ensinamentos.E algo que muito me chamou atenção na vida de Gideão  foi  quando o anjo do Senhor trouxe um recado de Deus para ele,e  a sua atitude foi de presentear o Senhor com uma oferta.E o interessante é que   no versículo 18.Ele pede que o Senhor espera pela  sua oferta  e a  resposta para aquele homem foi"Eu esperarei até que voltes".
É  notável com Deus está nos esperando e tem a satisfação de receber a nossa oferta,seja ela de amor,gratidão,obediência.generosidade,alegria, ou adoração.Nesse exato momento o que você pode oferecer ao Senhor?Hoje em dia não precisamos ofertar à Deus com um sacrifício de algum animal,mas como diz o apóstolo Paulo."Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." Hebreus 13:15 Você  já confessou o nome de Jesus?você pode o adorá-lo?Externa palavras de amor ao Pai,faça isso agora,Ele o Senhor colocou  você para  ler essa mensagem,porque Ele está te esperando.Não chega na presença de Deus de mãos vazias.
Deus está ansioso pela sua oferta!

Graça e paz

Fabiana Matos
@eternoproposito




Corinto – Uma Igreja com Problemas de Disciplina/Augustus Nicodemus

sexta-feira, 1 de agosto de 2014


 


Corinto – Uma Igreja com Problemas de Disciplina:
Uma Análise de 1 Coríntios 5

O Contexto de Corinto
A igreja de Corinto era uma igreja que havia sido muito abençoada por Deus em diversos aspectos. Quando Paulo inicia esta carta ele reconhece, no capítulo primeiro, que Deus havia abençoado a igreja com toda sorte de bênçãos espirituais, de dons espirituais, ao ponto de “não lhes faltar dom nenhum”. Corinto era uma igreja carismática no sentido bíblico da palavra, ou seja, tinha os “carismas” do Espírito de Deus, os dons, através dos quais desenvolvia seu serviço prestando culto a Deus e cumprindo a sua missão neste mundo. Infelizmente, por motivos que desconhecemos, esta igreja de Corinto, que havia sido fundada pelo apóstolo Paulo, com menos de três anos de fundada começou a desviar-se dos padrões de conduta e de doutrina que o apóstolo havia estabelecido por ocasião de sua fundação.  

Os Problemas de Corinto

1) Divisões

Paulo estava no seu último ano de ministério na cidade de Éfeso, quando recebe informações de que a igreja de Corinto não estava indo muito bem. As informações eram muitas e poucas delas eram boas. Paulo soube que havia divisões na igreja, que estava dividida em 4 grupos. Grupos que se formaram em torno de personalidades, de pessoas que tinham tido uma participação no passado recente da igreja, com o próprio Paulo e Apolo (cap. 3:4). Havia até um grupo que talvez fosse o mais perigoso deles que era o “grupo de Cristo” (‘...e eu, de Cristo” Cap 1:12). Eles diziam que não eram seguidores de homem algum e sim de Cristo. Era como se dissessem: não queremos estar debaixo da orientação ou da instrução e autoridade de qualquer homem porque recebemos tudo diretamente de Cristo. Alguns estudiosos têm identificado este grupo como o “grupinho dos espirituais” que falavam em línguas e se gloriavam por terem experiências extraordinárias; que não aceitavam a autoridade de Paulo na igreja e outras coisas mais.  

2) Problemas doutrinários

A igreja tinha todas estas divisões e além disso tinha problemas de ordem doutrinária. Um grupo não aceitava a ressurreição dos mortos (cap. 15). Havia um espírito faccioso naquela igreja; existiam problemas com respeito à doutrina da liberdade cristã ( 10:28). “Será que posso comer carne sacrificada aos ídolos”? Os “fortes” diziam que sim e subestimavam os “fracos”. Havia problemas com respeito às questões do casamento (cap. 7): O que é mais espiritual? Casar ou ficar solteiro?
A igreja estava dividida por uma série de problemas que se refletiam no culto. Os “espirituais” falavam línguas sem interpretação para a igreja e desta forma não edificavam (14:5); os profetas falavam, mas não havia ordem de quem deveria falar primeiro (14:29, 32); as mulheres entusiasmadas estavam querendo tirar qualquer sinal de que há uma diferença entre homem e mulher dentro da ordem da criação de Deus (11:8-9); na hora da Santa Ceia havia pessoas que até se embriagavam (11:21) e participavam do sacramento sem ter o espírito apropriado. Corinto era uma igreja com graves complicações. Mas, mesmo considerando isso, era uma igreja que se gloriava de ser “espiritual”. Afinal, muitos, na concepção deles, não tinham os dons que indicavam a presença do Espírito Santo? Muitos não estavam falando em línguas durante o culto (Cap. 14)? Outros não estavam profetizando e trazendo palavra de revelação? A igreja pensava que era espiritual e considerava-se assim apesar de estar toda minada de problemas.  

3) Problemas Morais

Entre os problemas mencionados havia também problemas morais. Havia um irmão que estava processando outro num tribunal secular (6.4). Talvez a igreja não tenha se interessado o suficiente. A verdade é que não chegaram a um acordo e talvez por questão de terra ou talvez de dinheiro e negócios, este irmão estava em litígio com outro. Por isso estava processando-o no tribunal da cidade. Com esta atitude estava expondo o Evangelho à vergonha diante dos ímpios (v. 6). 
Havia um grupo que estava voltando à prática da prostituição religiosa (6:18-19), o que era comum na cidade de Corinto. Isso era praticado nos templos onde se cultuava a deusa Afrodite. 
Refletindo esta separação entre espiritualidade e a conduta moral surge um problema relatado no capítulo 5 e que estava bem de acordo com a natureza e espírito da igreja. Havia um homem, membro da igreja, que estava vivendo com sua madrasta. Seu pai provavelmente ainda estava vivo, mesmo assim estava tendo “um caso” a mulher de seu pai. O mais grave é que isto era do conhecimento não só da igreja mas também da própria sociedade de Corinto. Era algo notório e se comentava; circulava rumores verdadeiros com respeito a este incidente. Nos traz constrangimento o fato de que a igreja de Corinto, como um todo, parecia não ver nada de grave nisso: “Afinal Deus não está em nosso meio? Vejam o que acontece nos nossos cultos”! E este homem continuava a viver com sua madrasta às vistas de toda a igreja! Mas o que mais incomodava o apóstolo Paulo era a falta de uma atitude firme por parte da igreja com relação àquela pessoa. Ou seja, a igreja deveria constatar que conduta moral e espiritualidade são duas coisas que andam juntas. Temos de ter as duas coisas; e quando temos uma e não a outra, ou a espiritualidade é falsa ou a moralidade é falsa. Mas a genuína espiritualidade exige uma conduta de acordo com as verdades do evangelho.
O interessante é que Paulo não se dirige à liderança da igreja. Paulo, ao escrever, não se refere aos líderes mas fala à igreja como um todo. Porque, mesmo que no sistema presbiteriano, estes casos tenham a ver inicialmente com o Conselho, o fato é que na base do problema, além de um caso notório, pecado é um problema de toda igreja. É uma questão que afeta todos os membros e que não é somente responsabilidade do Conselho olhar para a vida dos outros membros e tomar algum tipo de decisão, mas que é responsabilidade de cada membro do corpo de Cristo zelar para que haja pureza, santidade, que haja no convívio da comunidade, verdadeira santidade ao Senhor. É uma responsabilidade de nós todos e não somente do pastor e dos presbíteros. É importante, portanto, que Paulo trata da questão dirigindo-se a toda comunidade. Talvez alguns estranhem este fato. Nas denominações batistas e congregacionais as questões disciplinares são resolvidas pela assembléia. Apesar de acharmos benefícios no sistema de governo representativo, através de pastores e presbíteros, a interpretação desta passagem só pode ser neste sentido: Paulo não está se referindo aos pastores e presbíteros porque ele sabe que a responsabilidade de vivermos uma vida santa na igreja, é de cada um dos seus membros. Devemos não só zelar por nós mesmos mas também pelo nosso irmão refletindo as palavras de Jesus: “Se o teu irmão pecar, vai repreendê-lo entre ti e ele só, se ele não te ouvir, leva mais alguém, se não te ouvir, comunica a liderança da igreja para que tomem as providências”. Mas, antes de chegar a este ponto existe todo um processo intra comunitário desenvolvido pelos membros, cada um participando e sendo responsável para que a vida da igreja ande corretamente. Se não for assim corremos o risco de sermos participantes dos pecados alheios e incorrermos na culpa de cumplicidade. 
Assim, o apóstolo Paulo, no capítulo 5, chama a igreja à ordem e nos fala de forma apaixonada, fala com amor pela igreja; nos fala da responsabilidade que todos temos de cuidar de nós mesmos, de vivermos vidas santas e, de como comunidade, zelarmos para que o nome de Cristo seja honrado e glorificado através da vida santa da comunidade dos santos. Infelizmente nem sempre atentamos para esta maneira de Paulo abordar o problema em vista do nosso individualismo. Mais freqüentemente do que desejaríamos ouvimos falar de piedade em termos individuais, ou seja, piedosa é a pessoa que se fecha no seu quarto para ler e orar gastando tempo a sós com Deus. E santidade seria algo que se desenvolveria individualmente. Quando falamos em santificação geralmente temos a figura de uma pessoa em mente e nos esquecemos que Novo Testamento geralmente estas coisas são contempladas à luz da comunidade. Piedade é algo que eu exerço junto com o povo de Deus; culto não é algo que eu presto individualmente a Deus, somente, mas algo que faço com meus irmãos. Santidade é algo comunitário. Nós crentes caminhamos a vida de santidade juntos. Perdemos de vista este aspecto corporativo da Igreja apresentado no NT. É tão importante, salutar, equilibrado e abençoador para cada um de nós a idéia de andarmos juntos, vivermos juntos e nos santificarmos com a ajuda uns dos outros. É neste contexto que o apóstolo trás estas palavras. 
O Texto
No versículo 1 e 2 encontramos o apóstolo Paulo apresentando o assunto que vai falar. Ele coloca o problema com palavra muito claras. O problema é duplo: 

O Primeiro Aspecto do Problema

Primeiro, Paulo inicia dizendo que “Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade...” (v. 1) e depois especifica que imoralidade é esta. O pecado é de incesto que está proibido pela Lei mosaica em Deuteronômio 2:30 e outras passagens do VT onde Deus revela Sua repulsa ao adultério e muito menos que um homem faça isso com a mulher do seu pai. Era um caso claro de transgressão da Lei de Deus. É importante notarmos que para o apóstolo Paulo, a Lei de Deus sempre estava em vigor para o cristão. Paulo caracteriza bem esta imoralidade, e, muito embora não faça uma referência clara ao Antigo Testamento, há evidências na passagem, de toda legislação do VT sobre a conduta moral e sexual do povo de Deus. É bom enfatizar isso numa época em que as pessoas têm demonstrado descaso para com a Lei de Deus e para com os padrões morais das Escrituras. O apóstolo está muito à vontade expressando o ensino do VT para uma comunidade de cristãos do NT e caracterizando a conduta daquele indivíduo como sendo imoralidade à luz dos padrões Vetero Testamentários. Isso nos trás a um ensino importante, o de ter em alto apreço o Antigo Testamento que também é revelação de Deus para nós cristãos, ainda hoje. Tudo que foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que através das Escrituras e da paciência tenhamos conforto e esperança. 
Esta era a primeira parte do problema: uma relação incestuosa de um homem que vivia com sua madrasta e que era do conhecimento de todos, como se vê nas palavras de Paulo: “Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade...” (v. 1).

O Segundo Aspecto do Problema

A segunda parte do problema está no v.2: “E, contudo, andais vós ensoberbecidos, e não chegaste a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?”. O que angustiava o apóstolo Paulo não era só o pecado em si, mas que a igreja, ao invés de “lamentar” o fato de ter um de seus membros vivendo uma relação pecaminosa e tomar a providência correta, que na ocasião seria tirar do meio da comunidade aquele indivíduo que não havia se arrependido (a julgar pelo que Paulo diz), ou que não queria corrigir-se. A atitude da igreja deveria ser excluir este membro contumaz. Paulo está angustiado pelo fato da igreja não tomar esta atitude para zelar pela vida e pela pureza da igreja, pelo  nome de Cristo e pelo próprio pecador. Ao contrário, a igreja estava ensoberbecida, envaidecida possivelmente por causa dos dons espirituais. Os membros estavam orgulhosos de constituirem uma igreja “carismática”, ou quem sabe, uma igreja que amava a todos do modo que eram e de como agiam. Uma coisa é certa: Paulo entendia que a atitude da igreja não estava correta. Ao invés de lamentar e chorar pelo fato de um membro está sofrendo, e quando isso acontece, todos sofrem com ele, Paulo pensa na igreja em termos corporativos e vê uma comunidade negligente por não lamentar-se em vista do pecado que estava no seu meio. Ela assume uma postura oposta “festiva”, com um culto alegre, enquanto ninguém estava se preocupando com o problema. Paulo estava angustiado por ver um membro vivendo em pecado e por constatar uma igreja tolerante que convivia com o problema sem nenhuma dificuldade. 
Antes mesmo de dizer os princípios pelos quais a igreja deveria expulsar o malfeitor que “tamanho ultraje praticou”, Paulo já vem com a solução para o problema, até contrariando seu método habitual, usado na primeira carta aos Coríntios. Paulo geralmente coloca o problema, introduz uma série de princípios doutrinários e no final apresenta a conclusão. Mas Paulo parece tão atribulado que apresenta o problema e logo dá a solução; só posteriormente fala sobre as doutrinas que estão por trás da questão. Isso, talvez pela angústia que lhe passava na alma em vista do grande amor que tinha por aquela igreja. Do versículo 3 até o 5 Paulo diz o que vai fazer. Ele fala como apóstolo de Jesus: “...já sentenciei...”. Ele usa das prerrogativas de apóstolo, a quem foi dada autoridade para edificar a igreja, fazê-la andar e para trabalhar no seu fundamento. Como tal, ele sentencia. Esta palavra “sentenciar” vem da linguagem jurídica que significa o pronunciamento final de um processo de julgamento. A igreja deveria ter feito isso e por que não fez, Paulo toma para si as prerrogativas de juiz. Ele mesmo faz o julgamento, sentencia o membro infrator dizendo: “...que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor [Jesus]” (vs. 3-5). 
Quando o apóstolo Paulo sentencia que aquele infrator seja entregue a Satanás, ele o faz nos termos do ensino de Jesus. Paulo aqui está ecoando o ensino de Cristo quando disse num contexto de disciplina: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18:20). Jesus já havia dito dois versículos atrás (v. 18) que: “...tudo o que ligardes na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu”. Este é um contexto de disciplina, quando Jesus estava respondendo a Pedro sobre o que deveria ser feito se um irmão pecasse contra ele. Jesus diz que a igreja reunida em espírito, com a presença do Senhor e em Seu nome deveria exercer o “poder das chaves”; de admitir alguém no Reino de Deus ou então excluir através da disciplina. Paulo está ecoando o ensino de Jesus quando diz: [Eu, juntamente com vocês] “em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor...” (v. 4). Dessa forma Paulo sentencia o membro daquela igreja. 
O que significa “entregar a Satanás”? Isto tem sido bastante debatido e não vai fazer muita diferença na interpretação geral da passagem. Em linhas gerais se acredita que Paulo estava dizendo o seguinte: Uma vez que a pessoa não queira ouvir a voz da igreja, não aceita a repreensão do Espírito Santo, e,  sendo excluído da comunidade, será como uma ovelha que foi colocada para fora do aprisco. Lá fora estão os lobos à espera. Satanás vai cirandar, vai colocar sua mão em cima. O objetivo de Paulo com isso não é destruir a pessoa como muitos pensam em relação ao ato disciplinar. Em termos eclesiásticos alguns pensam de disciplina como algo que trás simplesmente punição ou destruição do pecador. Mas não é este o objetivo da disciplina. Apesar de todo rigor e firmeza de Paulo em tratar o assunto, ele diz: “...a fim de que o espírito seja salvo” (v. 5). Este é o objetivo que Paulo revela na sua carta; o amor por aquele pecador e seu desejo de recuperá-lo, mesmo que para isso medidas drásticas tenham de ser tomadas. Paulo não fica vacilante. Se tem de ser entregue a Satanás, que seja, para que o espírito seja salvo. Se for o único meio, que assim seja excluído da igreja, ficando fora da proteção do Senhor e ficando exposto aos ataques do diabo. Ataques que são descritos no livro de Jó, quando este servo de Deus experimentou na carne a atividade satânica como doenças, aflições, perdas dos bens, etc. Em fim, toda sorte de aflições que com o decreto de Deus  Satanás às vezes pode infligir às pessoas para que o propósito de Deus seja feito. No caso, para este membro da igreja, o propósito era trazê-lo de volta ao seio da igreja através das aflições, angústias, dificuldades, e tribulações que Deus permitiria (decreto permissivo) que Satanás trouxesse a este membro em pecado. Ele deveria ser levado ao arrependimento, cair em si e voltar ao convívio da igreja. 
Não sabemos se a “estratégia” funcionou. Na Segunda carta que Paulo escreve à Igreja de Corinto há uma menção de alguém que se arrependeu, que mudou sua atitude. Paulo não diz quem foi esta pessoa. Mas Paulo recomenda que a igreja o receba, que o aceite, que não prolongue demasiadamente a disciplina para que ele não desfaleça. Alguns entendem que seja exatamente este homem citado por Paulo no v. 5.1. Se for o caso, a disciplina teria funcionado e o pecador voltado arrependido, recuperado, restaurado, e a igreja o teria recebido com alegria. Paulo passa para uma postura final e só depois explica o porque desta atitude. Pode parecer aos ouvidos pós-modernos uma atitude muito radical. Mas Paulo explica o porque de sua atitude. 
As Razões de Paulo Para a Disciplina Rígida
1) Porque o pecado é como o fermento (v. 6). Se não cuidarmos ele se alastra e contamina toda a massa: “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?”. Paulo usa uma linguagem muito comum no VT. No VT uma das coisas usadas para tipificar o pecado é o fermento. Tanto é que na celebração da páscoa era proibido se comer pão com fermento (o pão era “asmo” – sem fermento). O fermento era símbolo do pecado. Uma das propriedades do fermento pelas quais ele tornou-se símbolo do pecado, é sua capacidade de aumentar e dominar o ambiente onde se encontra. Se colocado um pouco de fermento no pão que está sendo preparado logo levedará toda a massa. O apóstolo diz que o pecado é exatamente assim. Paulo pergunta se os crentes de Corinto não sabem disso: Que o pecado é como o fermento, que leveda toda a massa? A idéia é que, se deixado sem correção, no seio da igreja, sem que as devidas soluções sejam tomadas, o pecado se propaga. O que pensar dos jovens da igreja de Corinto? O que eles estavam aprendendo quando viam aquele homem vivendo com a madrasta e ninguém dava importância? O que eles estavam aprendendo? Aprendiam, que aquela atitude não faz diferença na vida cristã e que não importa nosso comportamento sexual. Podemos continuar em pecado e como um cristão normal. Era essa a mensagem que estava sendo passada para os membros da igreja; que o pecado realmente não importava porque a igreja parecia aceitar normalmente. Qual a mensagem que está sendo passada para os jovens e novos convertidos? Que o pecado não afeta meu estado, o meu relacionamento e minha comunhão com Deus e nem a vida da igreja. Ou seja, o que é pregado no púlpito é totalmente desfeito por este tipo de atitude. Nós podemos pregar santidade, e se temos de viver vidas santas mas não acrescentarmos à Palavra pregada as medidas corretas para que todos nós trilhemos este viver santo, a mensagem deixa de ter seu efeito. 
Quando Calvino começou sua obra em Genebra ele tinha a idéia de que se houvesse apenas pregação fiel da Palavra de Deus e administração correta dos sacramentos, a igreja seria edificada, os crentes ouviriam e os problemas se resolveriam. Algum tempo depois, Calvino reconheceu que era necessário e bíblico acrescentar um terceiro elemento: a disciplina eclesiástica
Há necessidade do exercício da disciplina eclesiástica feita em amor para recuperação do pecador e para que se coloque em prática o que a Palavra de Deus nos recomenda e exige. O mais importante é que Paulo não está aqui falando para a liderança. Ele está falando para toda a igreja. Não caiamos no erro  de interpretar mal o apóstolo Paulo pois o que ele fala é para todos nós; é responsabilidade de toda a igreja zelar pela vida da comunidade seguindo os princípios bíblicos. Porque o pecado é como o fermento. Se deixarmos ele contamina a massa toda. Que mensagem estamos passando para o mundo? Qual a mensagem que a “Tiazinha”, que se diz evangélica, passa para o mundo? Sua mensagem é que não importa seu comportamento sexual, sua profissão corrupta. Assim, se conclui que cabe tudo na igreja. 
Estamos vivendo um momento de crise de referência na igreja brasileira. Ou seja, precisamos de pessoas que sejam referenciais. A pouco tempo a revista “Isto É” publicou um suplemento sobre os maiores religiosos do século e citava Dom Evaristo Arnes, Alziro Zarur, Chico Xavier, Madre Tereza, Leonardo Boff, Frei Beto, Marcelo Rossi, mas nenhum evangélico. Pode ser apenas preconceito contra os evangélicos, mas pensemos qual evangélico poderia estar nesta lista? Soubemos depois que o candidato dos evangélicos seria o Bispo Macedo. Se há um momento em que a igreja precisa fazer diferença no Brasil, é hoje. E temos de começar nos lembrando de que o pecado é como o fermento. Ele destrói a reputação da igreja, a sua credibilidade, seu ensino, e por isso temos de tratá-lo com firmeza. Devemos começar conosco mesmo, sendo implacáveis com nós mesmos e brandos com os outros, mas firmes no geral. Tudo isso para evitar que o pecado se alastre. Este é o caminho. Não estou me referindo a fazermos cruzadas de moralidade; não creio nisso. Mas devemos pregar o ensino simples do evangelho e como lemos nos salmos “que os que temem ao Senhor odeiem o pecado”, se afastem do pecado pois este é o ensino de toda a Bíblia. O primeiro ensino é este: O pecado é como o fermento e se nós não cuidarmos ele tomará conta de tudo corrompendo as consciências. 
2) O segundo argumento de Paulo está baseado na Páscoa (também vem do Velho Testamento). Aqui no v. 7 Paulo se refere a Cristo como sendo nossa Páscoa e que ele já foi imolado por nós. Paulo compara a vida da igreja a uma grande Páscoa, a uma eterna festa. O nosso Cordeiro Pascal já foi imolado e nós já nos alimentamos dele e se vivemos em uma eterna Páscoa, não deve haver fermento. Tem de ser lançado fora os fermentos, a massa velha. Por isso Paulo diz: “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa...” (v.7). A Igreja é a comunidade Pascal liderada, salva e resgatada por aquele que é a nossa Páscoa. Na festa da Páscoa não podia se ter pão com fermento. Essa é a figura que Paulo usa. Se há pão fermentado já não é mais Páscoa. No v. 8 Paulo diz da vida cristã que “celebremos a festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia; e, sim, com os asmos da sinceridade e da verdade”. É só quando a sinceridade e a verdade prevalecem que nós verdadeiramente celebramos. Somos uma comunidade que celebra, que vive na alegria, no gozo da santidade do nosso Cordeiro. 
É claro que Paulo não está pregando o perfeccionismo. Mas alguns podem ter esta idéia; Paulo não está pedindo que a igreja seja perfeita, mas sim que a igreja de Corinto tome as atitudes certas quando o pecado aparecer. O pecado vai aparecer, é verdade, e pode ser em minha vida e na sua, mas que a comunidade ajude o pecador com interesse de auxiliá-lo. Não devemos ficar falando mal e criticando mas que tomemos as providências bíblicas para ajudar aquele que caiu vítima do pecado. Celebremos a festa com os “asmos” da sinceridade e da verdade. 
3) Vemos um outro princípio nos versos 9-12. Há um momento para uma separação santa. Infelizmente há momentos em que somente uma separação resolve. A separação da comunidade colocada aqui por Paulo é daquele membro impenitente que não deseja arrepender-se. Parece que Paulo coloca este ponto em destaque (ele gasta vários versículos nisso) provavelmente porque ele sente que foi mal compreendido. Paulo já havia escrito uma primeira carta aos coríntios. Essa primeira carta que conhecemos é, na verdade, uma segunda carta, porque Paulo já havia escrito uma carta antes que foi perdida. Paulo faz menção desta primeira carta perdida no v. 9. Nesta primeiríssima carta ele já havia falado da necessidade de separação, de não haver associação entre o cristão e a impureza. “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros”. 
Aparentemente os coríntios haviam entendido que Paulo estava falando que os cristãos não deveriam ter qualquer contato com incrédulos. Por isso os coríntios concluíram que não haveria problema de ter associação com aquele irmão, mesmo que em gravíssimo pecado, visto que era “irmão”. Eles haviam pensado da primeira carta de Paulo que não deveriam se associar apenas com quem não fosse cristão. Paulo, então, corrige este equívoco e diz: “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me com isto não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso teríeis de sair do mundo”. Paulo, aqui, está dizendo que não estava dizendo que não se associassem, ou mantivessem contato com este tipo de gente, com os pecadores deste mundo, porque, se assim fosse, teriam de sair do mundo. Paulo nunca sugeriu um gueto ou mosteiro, nem ao menos estava sugerindo que não convivessem com os não cristãos. O que Paulo diz é: “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com este tal nem ainda comais” (v.10). O que Paulo está dizendo é que não devemos nos associar com aquele que “dizendo-se irmão”, se fazendo passar por cristão, no meio da comunidade se comportem como não cristãos. A estes nem devemos convidar para uma refeição em nossas casas. Em outras palavras, há um momento em que é necessária uma separação clara e firme. 
Muitos podem estar pensando nas palavras de Jesus quando disse: “Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mt 7:1). É claro que Paulo e Jesus não estão em contradição. Quando Jesus disse estas palavras ele o fez no contexto do julgamento indevido. Ou seja, alguém julgar o comportamento de uma pessoa e não julgar-se a si mesmo. Lembremo-nos que nesta mesma passagem Jesus diz: “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio” (Mt 7.3). O que Jesus proibiu foi o julgamento desproporcional, sendo pesado para com os outros e não para consigo mesmo. Isto não é correto! Mas quando Jesus fala estas palavras condenando o julgamento precipitado, no versículo 6 Ele diz: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas...” (Mt 7:6). Para eu cumprir este mandamento eu tenho de saber quem é “cão” e quem é  “porco”. Ou seja, tenho de exercer julgamento. É claro que Jesus não está proibindo que nós, pelas evidências, pelo comportamento, por aquilo que está evidente e claro, cheguemos a uma conclusão de que uma pessoa não está se comportando como um cristão deve se comportar. Assim sendo podemos tomar as devidas providências. 
Paulo termina este terceiro princípio dizendo: “Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora?” (5:12a).  Paulo está dizendo que não vai julgar os de fora que não são cristãos e que vivem em outro contexto. E então pergunta: “Não julgais vós os de dentro?” (v.12b). Paulo aqui deixa muito claro que julgar os “de dentro” é competência da igreja. Não vamos julgar os de fora, pois Deus os julgará. É isso que Paulo diz no versículo 13: “Os de fora, porém, Deus os julgará” (v.13a). Mas os de dentro sim; a comunidade julga os de dentro e toma as providências para recuperar o faltoso, o extraviado, para trazer de volta o que se desviou. E, se necessário for, para isso, a santa separação, que haja separação. 
Paulo conclui no v.13 dizendo: “Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor”. 
Conclusão
Estamos vivendo uma época em que se Paulo viesse expor esta mensagem, desta forma, não seria bem recebido. 
Hoje se diz que a verdade é relativa e que cada pessoa tem sua própria verdade. Estamos vivendo a relativização dos valores morais. Se diz que a vida de cada um é governada por aquilo que a pessoa sente que é melhor. Se a pessoa está se sentindo bem em determinado lugar, se algo está fazendo-lhe bem, então, não importa outras questões, outros critérios. O critério que é usado é sentir-se bem e passa a ser o principal para governar a conduta das pessoas. O que valida uma situação ou uma conduta é eu estar ou não me sentindo bem no que estou fazendo. 
Esses conceitos têm predominado em nossa sociedade e em muitas igrejas. A relativização na mídia, nas músicas, nos escritos modernos, nas universidades, nos debates da ética e da moralidade. Os formadores de opinião pública nacional estão totalmente envolvidos na pós modernidade que resume tudo que foi dito. Tudo isso acaba minando a vida da igreja, a literatura, os seminários, os congressos. Às vezes, de forma sutil, nos tornamos avessos aquilo que venha nos contrariar, que venha nos obrigar a dizer: “Isso está errado!”. 
Mas temos de fazer a escolha. É um momento sério de decisão da Igreja, se vamos viver à luz da Palavra de Deus e de seus valores absolutos ou se vamos nos deixar levar pelos “ventos” da época. 
A Palavra de Deus nos chama a viver vidas santas e retas. Nos chama a aborrecer o pecado e se necessário, tomar as devidas providências para que ele não tenha livre curso em nosso meio, nas nossas vidas, nas nossas famílias. Tomar a providência necessária em amor, em espírito de brandura, olhando por nós mesmos para que não sejamos também levados pelo pecado mas ajudando-nos mutuamente, levando as cargas uns dos outros para que a comunidade toda viva vida de santidade e de alegria. O problema não é o pecado somente, mas o pecado não resolvido. Para o pecado há perdão, resgate, redenção e libertação. O problema não é só o pecado mas o pecado não confessado, não reconhecido e não tratado. É contra isso que Paulo fala. Que Deus nos ajude.
Lembremo-nos que esta mensagem é para a igreja e não para os líderes. Sempre fico admirado com Paulo pelo fato de que quando fala de disciplina eclesiástica ele não se dirige aos pastores e aos presbíteros apenas mas fala para à comunidade toda. É nossa responsabilidade de orarmos e vivermos vidas santas ajudando-nos uns aos outros a nos livrar do inimigo das nossas almas. Esse é o pior inimigo: o pecado não tratado.
Que Deus nos dê graça e misericórdia para vivermos segundo o padrão da Palavra de Deus. 

Rev.Augustus Nicodemus Lopes