Fui nomeado líder de jovens. E agora?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012







        É bem comum alguns jovens me procurarem para pedir conselhos sobre como iniciar um ministério de jovens ou o que devem fazer como líderes de jovens. Fico muito feliz quando estes jovens me procuram pois isto revela algo sobre o caráter deles: estão dispostos a servir, reconhecem que não sabem, querem aprender e se dispõe em oração para que o Senhor os capacite. Estes terão ministérios frutíferos e abençoados.
        O primeiro erro de muitos que assumem um grupo de jovens em suas igrejas é pensar que já sabem o que fazer. Eles já viram muitas coisas e reproduzirão tudo aquilo que já viram. Porém, quem garante que o que viram é certo? Infelizmente hoje, muitos jovens cristãos tem um bom conhecimento bíblico e uma boa teologia, há muito mais cristãos dispostos a discutir e debater a boa teologia do que dispostos a viver o evangelho em prática, consolar os desanimados, amparar os fracos, admoestar os insubmissos e ser pacientes com todos (I Ts 5:14).
      O que muitos fazem então? Criam cultos de jovens aos sábados ou às sextas e querem bombar esses cultos, e se tais cultos estiverem lotados, então eis aí um ministério de jovens abençoado. Porém e aqueles que sequer tem forças para ir à igreja? E o discipulado? Estes jovens estão sendo pastoreados? O que é um ministério de jovens?

      A primeira coisa a ser entendida por um líder de jovens é: O que é um ministério de jovens? E pra quê ele existe?

        Em muitas igrejas existem sociedades internas de jovens, que nem sempre se tornam ministérios. Possuem cargos executivos como em empresas, e fazem programações, mas pouco ou nada sabem sobre dons espirituais.
     Um ministério, diferentemente de uma sociedade interna, é dinâmico e é uma conjugação de dons espirituais e talentos. É dinâmico pois depende dos dons das pessoas que o compõe. Se existem jovens com o dom de misericórdia, provavelmente teremos um braço deste ministério fazendo ação social, indo às ruas para cuidar dos mendigos, etc.
Para se ter um ministério de jovens bem estruturado precisamos dos seguintes pilares (veja bem, não estou falando de eventos e programações ainda, pois antes disto precisamos saber como é composto e pra que serve este ministério, os eventos virão como estratégia e necessidade para colocar estes dons em prática):

1) Evangelismo – como ministério de jovens, nosso objetivo é alcançar outros jovens. E nada mais fácil do que alcançar jovens com uma linguagem jovem em um ambiente jovem. O evangelismo não é apenas atrair pessoas para as programações, mas reconhecer que existem jovens indo para o inferno e vivendo uma vida totalmente distante de Deus, e então apresentar a Cristo para que estes jovens sejam salvos, libertos, reconciliados com Deus. De nada vale um grupo de jovens com milhares de jovens mundanos e carnais buscando programações mundanas e carnais dentro da igreja (pode ter certeza que isto acontece muito).

2) Acolhimento – muitos ministérios são extremamente efetivos em evangelizar. Sabem como ninguém criar estratégias de evangelismo, tem muitas conversões, porém se perguntam o por quê não conseguem colher o fruto, pois existe uma rotação muito grande de pessoas. O acolhimento está totalmente ligado ao evangelismo. E acolher uma pessoa espiritualmente, não é o mesmo que apenas ser agradável, cortês, simpático. Isso também faz parte, mas antes disto, é enxergar as necessidades espirituais desta pessoa. Se importar com ela, envolvê-la na comunidade e acompanhá-la até que esteja integrada.

3) Pastoreio – eis o problema que muitas ovelhas reclamam de seus pastores: não sou pastoreado!! Imagine que uma igreja tenha 200 membros e um pastor. Imagine que este pastor tenha um dia de descanso por semana pois ele segue o que a bíblia diz. Imagine que no domingo ele pregue de manhã e à noite e que ele precise de pelo menos um dia da semana para preparar seus sermões (o que deveria fazer um bom pregador, estudando, se aprofundando, lendo nos originais). Então nos restam 4 dias por semana para que ele visite o rebanho, sendo que temos 52 semanas por mês, e que pelo menos um mês por ano ele tire férias, então restam 48 semanas. Ou seja, o pastor desta comunidade terá 192 dias por ano para visitar 200 pessoas. De quanto em quanto tempo você acha que ele conseguirá visitar cada ovelha? Ele ficará no mínimo, se for muito eficiente, 3 meses, sem saber de um membro de sua igreja. Isto se for muito visitador, separar todo seu tempo livre para o pastoreio.

     Agora imagine que dentre estes 200 membros, eles não sejam apáticos, reclamões, e joguem o peso todo para o pastor, antes metade deles está disposto a seguir o que a bíblia diz que todos nós não temos intermediários, antes amamos nosso próximo, nos importamos com ele, e com suas necessidades. Descobrimos que algum irmão da igreja está em dificuldades e vamos até ele para orar com ele e suprir suas necessidades. Qual das duas igrejas crescerá? E qual diminuirá?
Se você deseja um ministério frutífero, é extremamente importante que toda a liderança e todo jovem seja um pastor (no sentido de discípulos, ensinar e caminhar junto). Como podemos pastorear de forma mais efetiva?

- Criando grupos nos lares de discipulado (onde não é apenas uma pregação sendo exposta, mas há abertura para que também falem e exponham suas necessidades, orem uns pelos outros e estudem juntos a palavra de Deus).
- Discipulado individual para direcionamento e para ensinar como deve ser feito. Muitos assumem papéis sem sequer saber o que precisa ser feito, desta maneira, você deve envolver quanto mais pessoas puder, mas também, sentar com elas e mostra aquilo que devem fazer e como devem fazer.

4) Serviço – muitos estão dispostos a ser servidos, mas servir poucos querem fazer. A diaconia é um dever de todo cristão. Jesus disse: O maior entre vocês deverá ser um diakonos (servo). Mt 23:11
Servir é dever de todo cristão. E servir é estar disposto a fazer os trabalhos que talvez ninguém queira. Não existe hierarquia na igreja em termos de serviço. O maior será aquele que serve. Jesus lavou os pés de seus discípulos e isto era o papel do menor servo da casa. Se o próprio pastor da igreja não estiver disposto a servir as ovelhas, ele está bem distante do que seja o cristianismo. E o líder de jovens deve ser o primeiro a servir também.

5) Comunhão – todo jovem tem necessidades espirituais mas também sociais. Podem haver programações apenas para que os jovens estejam em comunhão, unidos, estreitando laços, e assim gerar espiritualidade entre eles. De nada adianta um grupo que evangeliza mas que não se conhece de forma mais profunda. A forma de se conhecer mais para pastorear é passando tempo juntos. E para isto podem haver momentos de lazer também neste ministério. Obviamente que o objetivo do ministério não é este, mas isto também deve acontecer.
Diante de tudo isto, então podemos pensar nas programações, nos eventos, nas estratégias para se criar ou consolidar um grupo de jovens.

Seguem alguns exemplos de programações e quais dons serão usados:
- Grupos nos Lares (pastoreio)
- Culto Jovem (acolhimento, evangelismo, serviço)
- Evangelismo na Praça/Rua/Casas
- Cinema/Jogos/Churrasco (comunhão, evangelismo – se ao final houver breve reflexão)
- Louvorzão (acolhimento, evangelismo, serviço)
- Esportes (comunhão, evangelismo – se ao final houver uma breve reflexão)
- Debate/Entrevista/Palestra (discipulado/pastoreio, acolhimento, evangelismo)
- Estudos Bíblicos (discipulado/pastoreio)
- etc…

Que Deus abençoe sua vida e ministério!!
gnoticias

0 comentários:

Postar um comentário