Eu quero sair de casa, o que eu faço?

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012




Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 
Gênesis 12:1


Sair de casa,este é o assunto que vamos abordar hoje.
Qual é a  idade certa?
veja alguns relatos e vê se você  conhece pessoas assim, ou quem sabe você seja uma delas.


"Quando eu completar 18 anos, e alcançar a maioridade ,a primeira coisa que irei fazer é  sair de casa,vou  só pegar a minha mochila,colocarei meus itens "críticos",algumas peças de roupas,acessórios, como boné,óculos ,ipod,celular,meu tênis,e um dinheirinho que ajuntei  e vazarei para o mundo.E tchau pessoal! "

Ou talvez você já ouviu algumas moças relatarem,"meus pais não aceitam o meu namoro,eu quero casar,então só estou aguardando ficar de maior e eu vou sair de casa,não aguento esse pessoal,que só pega no pé, tudo tem horário,não posso passar da meia- noite,quando saio de casa,tenho que deixar bilhete  dizendo: para onde estou indo,e ainda dizer  com que eu estou. aff!.Eles me sufocam,e me dominam."

Jovens que moram no interior "Ainda bem que eu  passei no vestibular,vou morar em uma república com colegas em outra cidade e ter a minha independência.já era hora de sair de casa!"
Jovens da cidade grande: "Eu só estou esperando passar em concurso público, e direi para minha linda  família:"foi bom ficar com vocês, agora ,tenho minha independência  financeira ,eu vou comprar o meu apê".e vou sair de casa.

"Já estou  chegando aos 30 anos,e quero sair de casa ,já está é  passando é da hora."
"Eu quero conquistar a minha independência, e ser feliz,sair de casa é o meu maior sonho"




Estes casos que citei  acima ,são todos hipotéticos ,qualquer semelhança é mera coincidência.
O fato é que um  tempo da  nossa vida,nós jovens solteiros pensamos sobre este assunto,alguns colocam em prática,e outros só pensam no assunto ou esperam  a oportunidade para realizá-lo.

Existe a idade certa para sair de casa?
Eu sou cristão ,eu me sustento, posso sair de casa?


Eu parei e refletir muito sobre este assunto,como cristã, e também na condição de ainda morar com  os meus pais.E cheguei na  seguinte conclusão, que é bem provável que aos pais de plantão que estão lendo este artigo,vão concorda comigo. A questão não está ligada  somente  a idade e se  o jovem tem 18 anos ou 30 anos,e sim  está correlacionado se ele (a) está:

1°amadurecido 
2°  tem uma vida financeiramente estável
3° Quais são as suas reais motivações.

1° ponto: Amadurecimento

Hoje em dia tem muitos jovens que chegam aos 30 anos, com comportamento de 15 anos.e já outros que tem a idade nova, 17 e 18 anos ,porém com atitudes e responsabilidade de gente adulta.
A maturidade deve ser considera com um dos pontos principais para saber se chegou a hora certa de sair de casa. a primeira pergunta que se deve fazer ? Será se eu já estou preparado emocionalmente, moralmente para viver sozinho(a)?posso tomar as minhas decisões e se responsável o suficiente de assumir e resolver qualquer situação que chegar até a mim? se a resposta for sim, é um  ponto positivo,se é não, espera e vai  se preparado(a). A sua hora vai chegar.

Segundo ponto: Vida financeira

O Sonho de ter uma vida financeira ,prospera ,não é só do jovem, e também dos pais. Qual é o sentindo da vida? gerar um filho ,educá-lo até ficar independente em todas ás áreas e principalmente financeiramente,
a satisfação dos pais é ver seus filhos realizados,então vai uma dica.não é só você que está preocupado com a sua vida financeira, os seus pais também. A questão financeira é tão séria, que 80% dos casamentos chegam ao fim, devido a situação financeira não ser suficiente para se sustentar uma família e a partir daí começa-se as brigas que leva ao divórcio. Então a pergunta que se deve fazer. Será se já estou preparado para assumir,todas as minha contas?como  aluguel,ou casa própria,gás,luz,alimentação, remédios,plano de saúde e etc? se a resposta é sim. é um ponto positivo a se considerar.se a resposta é não espere.

Terceiro ponto.Motivações

Motivações?


Hoje a futilidade tem sido muito considerado entre os adolescente e jovens, que por qualquer briguinha em casa, já é motivo de dizer que quer sair de casa,e ameça os seus  pais. isso e triste.Se você for  uma pessoa que tem vivido e agido assim e for servo(a) de Deus,não deve se comportar desta forma.Isso não agrada ao Senhor,e está sendo um péssimo (a)  filho(a) .
Deus ama a família,e você deve repensar sobre as motivações o qual está pensando em tomar. Motivações certas,leva a resultados satisfatório, motivações erradas podem levar-te  ao abismo.
Talvez você fala, mas chegou o meu tempo,estou querendo sair de casa,na benção, meus pais me apoiam
estamos felizes.Aí chegamos ao ponto certo.Você deve perguntar, e conversar com seus pais,o que eles acham sobre este assunto.Pois este é o caminho  é o ideal. sair de casa debaixo da benção.Seus pais sãos os seus amigos e autoridade em sua vida.Se quer caminhar sozinho(a), com suas próprias pernas. leva consigo  a benção dos seus pais.

Para finalizar , falando no versículo que citei   no começo deste artigo,sobre Abrãao.

Abraão saiu de casa, já casado e com a direção e benção de Deus.Eu não sei qual é a sua idade,mas te oriento a você que está pensando em sair de casa, primeiro avalie os 3 pontos que disse.e peça muito a direção a Deus, apresenta esse desejo que arde em seu coração,pode ser que estejam desejoso de sair de casa,só por uma fase ruim, e logo isso passa.Ou quem sabe ,chegou o seu  tempo mesmo de viver independente, e isso é natural,normal .não há problema em sair de casa.Ao contrário é vitória,pois significa que você está pronto para viver novos horizontes , desafios e muitas conquistas  . De qualquer forma? saia debaixo da benção.




Espero que este assunto tenha te ajudado

Grande abraço

Fabiana Matos
@eternoproposito


















0 comentários:

Postar um comentário