Os 5 sentidos x influência na vida espiritual

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Está com fome? ainda não ?olha pra esses pratos saborosos e  apetitoso a seguir  ,

Hum...é incrível ,diz aí?deu água na boca ,não é verdade?É muito interessante como nós somos atraídos ao olhar para um prato de comida ,colorido,bem feito,só a imagem trás uma sensação de prazer, desperta em nós uma vontade de comer.E se caso estivermos como fome ai que acelera o desejo de se alimentar.
E  quando se fala em  fragrância,aroma,perfume que você tanto gostava quando era criança e quando você sente o cheiro,na hora você volta ao seu passado e lembra daquele cheiro,  e sente saudades?
Por que isso acontece?
Hoje falaremos sobre os 5 sentidos que influencia no comportamento e que tem consequências espirituais.

O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.
Segundo a neurologista Ana Maria Yamada, o ser humano
possui estruturas localizadas bem no centro do encéfalo, que funcionam como uma "estação de conexões"
(sinapses entre células nervosas) das mais diversas,responsáveis pela regulação das funções superiores,conscientes, e até, em algumas ocasiões,fazendo com que nós reajamos de forma espontânea,inconsciente,inconsequente e até mesmo reflexa,como na salivação.Assim, as trocas de informações,peculiares a cada individuo,estão sujeitas
às lembranças e aos gostos de cada um, isto é,são resultados da memória."É por isso que quando vemos um determinado prato,sentimos seu cheiro e imaginamos sua textura ,nosso cérebro reage enviando mensagens que estimulam reações e respostas boas ou ruins.As sensações que que vêm com isso dependem de cada individuo: um arrepio de horror ,enjoo,prazer,ou aquela "água na boca",explica a neurologista(fonte:puc-riodigital.com)


Conheça os  5 sentidos :Visão,audição,paladar,tato e olfato
Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

O que você está vendo e lendo?Qual é a sua leitura,expectativa sobre Deus,pessoas?e sobre você mesmo?Qual tem sido  a sua fonte de sabedoria?As noticias que vem da Bíblia,ou as noticias de revista de fofoca,jornais criminalísticos,sites pornográficos ou somente redes sociais?que diga de passagem,infelizmente pouco agregam valor espiritual,tem coisa boa?sim com certeza,mas a maioria é  futilidade.
O que estamos olhando  e observando no dia-a-dia alimenta a nossa alma que geram sentimentos bons e ruins.
Deus,quer que enxergamos a vida de acordo com sua ótica.Com um olhar puro e bom.E isso gera luz,esperança,sonhos,alegria  à nossa vida.
"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;" Mateus 6:22
Ao olhar algo que não agrada a Deus isso gera pecado.E o que deve ser feito?Se você for cristão,e conhece o certo e  o errado,quando você ver algo que vai fazer você pecar,você não voltará a olhar aquilo que estava te atraindo.O que  você deve pensar?Se isso está me afastando de Deus eu devo excluir da minha vida.Porque o que eu mais quero é alegrar o Espirito Santo.
E acredite: Nem tudo que é bonito é bom.Você pode ver uma comida boa,mas ela pode está estragada.Isso aplica as demais coisas.
A Palavra de Deus diz:
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Mateus 18:9
Audição
É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.
Como é bom ouvir,o estimulo da audição mexe com as nossa s emoções,dependendo o que ouvimos ,conseguimos  mudar a forma de viver,pré-conceitos e paradigmas  são quebrados e até a nossa fé é despertada pelo ouvir.
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. "Romanos 10:17
Dizem os especialistas que a mulher é conquistada pelo que escuta e o homem pelo que ver.
Por isso que muitas jovens estão caindo na conversa mole de muitos rapazes.Moças por favor  não abrem mão da sua pureza,do seus princípios cristão,certifiquem  a vericidade das palavras desse rapaz.
Homem de verdade e de  Deus promete e cumpre.Não engana uma  serva de Deus,pois tem  o temor e princípios cristão,ama tanto a Deus que só fala  o que vive.
Rapazes: Beleza não é tudo,Deus tem sempre o melhor,o que adianta namorar e casar com  uma mulher que tem "um corpo de um violão "e não ama a Jesus?O que adianta  satisfazer a sua carne  e ter  declínio espiritual ?Mas e ai então  , não se  pode desejar  uma moça bonita para casar?
Claro que você deve escolher sim uma moça linda para casar,mas  que a beleza dela não seja  o seu único atributo,e critério. Busque alguém que  também seja  cheia do Espirito Santo,que vai te fazer se aproximar mais de Deus.
"Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. "Eclesiastes 7:5
A nossa audição foi feita para ouvir coisas santas,puras,música que trás edificação.
Consagra os seus ouvidos à Deus.E ouvirás uma voz doce,tranquila todos os dias da sua vida.
Eu quero ouvir a voz do Espirito Santo e você?

Paladar
Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
Apreciar algo gostoso é muito bom e prazeroso.Um dos últimos pedidos de Isaque antes de morrer foi  poder saborear um guisado.
"E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra. Gênesis 27:4
Mas nem tudo que tem na terra deve-se comer e beber.
Comer demais é pecado,e isso chama glutonaria.
Tem pessoas que só pensa em comer e mais nada.Durante o seu dia não produz nada de bom.
Se isso estiver ocorrendo com você ou com alguém que você conheça,que seja despertado sobre isso.
"Quem só comem e bebe o dia inteiro o fim é pobreza e miséria.
Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos." Provérbios 23:21

Tato
É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
Sempre quando eu penso em  tato ,toque  eu associo ao afeto e milagres.
É muito bom andar de mãos dadas com a pessoa amada,com uma criança,sentir os dedos de alguém tocando ao seu  rosto.
As nossas mãos tem a capacidade de criar.
Alguns usam o tato para bater,espancar,machucar,brigar.E aqueles que descobre o poder do tato,utiliza para abençoar,orar por um amigo,afagar os cabelos de alguém.estende as mãos para que está passando luta e decide ajudar.
Um tato tem o poder de transformar e curar.
A palavra de Deus diz uma história,que o tato de uma  mulher em Jesus gerou milagre.
"E que nesse dia você toque em Jesus como a mulher do fluxo de sangue.
E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal."

Marcos 5:25-34
Aproveita agora mesmo,e toque em Jesus pela Fé e receba o seu milagre.

Olfato
Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.
Eu particularmente adoro cheiro, flores são as minhas preferidas,não posso ver uma flor que eu cheiro para saber o seu perfume.
A bíblia fala que  há cheiro de morte e vida:
"Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? "2 Coríntios 2:16
E que o poder de um cheiro de  uma água pode trazer vida à uma planta
"Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. "Jó 14:9
Isso significa que se  temos Jesus em nossas vidas ,tudo que estiver morto ,brotará de novo ,seja uma esperança,um sonho até voltar até uma comunhão com Deus.
E você sabia que  nosso Deus gosta de cheiro? e principalmente do perfume que é exalado da nossa oração.
A nossa oração perfuma o céu .
"Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. "Salmos 141:2
O aroma das nossas orações são guardadas em salvas de ouros no céu.
"E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. "Apocalipse 5:8
E quando um cristão cheio de Deus passa exala um perfume .
"Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo"  2 Coríntios 2:15
Que possamos perfumar a terra com bom perfume de Cristo.

Que possamos usar o 5 sentidos para Glória de Deus e viver  uma vida  feliz e plena nessa terra.
amém.


Deus abençoe
Fabiana Matos
@eternoproposito













0 comentários:

Postar um comentário