COMO VENCER O ORGULHO?

terça-feira, 22 de maio de 2012


  
  





      Olá ,meu amigo (a)Muitas vezes não encaramos o orgulho como algo errado: “Eu tenho orgulho de ser brasileiro”. “Eu tenho orgulho de torcer para o São Paulo”. “Eu tenho orgulho de minha família”. É verdade que em muitos destes casos, estamos apenas nos referindo ao sentimento de satisfação que estas coisas nos trazem. Mas no sentido bíblico, orgulho é uma atitude de superioridade em relação aos demais. Isso desagrada a Deus:

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4.6)

O orgulho pode causar muitos problemas:

- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que pode se virar sozinho;
- o orgulhoso não pede conselhos, pois acha que suas idéias são melhores do que as dos outros;
- o orgulhoso fica irado quando seus “pensamentos superiores” são desafiados;
- o orgulhoso não pede perdão pelos seus erros, pois é difícil para aquele que se considera superior, reconhecer que falhou;
- o orgulhoso tem dificuldade de depender de Deus, pois se considera auto-suficiente (normalmente isso se demonstra numa vida de oração fraca);
- o orgulhoso não pede ajuda para os outros, pois isso significa ter que reconhecer sua incapacidade;
- o orgulhoso pode se tornar tímido ou isolado, pois tem medo do fracasso;
- o orgulhoso normalmente quer ser servido ao invés de servir;
- o orgulhoso pode viver para agradar as pessoas ao invés de agradar a Deus, pois o reconhecimento das pessoas, que alimenta o seu orgulho, se torna algo muito importante;
- o orgulhoso não gosta de perder.
Com esta lista resumida, podemos perceber que o orgulho é uma pedra de tropeço, que nos conduz a vários tipos de práticas pecaminosas. O livro de Provérbios destaca esta realidade:

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. (Pv 16.18)

       Diante de tantos problemas e da compreensão de que o orgulho não agrada a Deus, precisamos entender este assunto biblicamente. Vejamos, assim, o que se passa no coração do orgulhoso.

1. O orgulhoso avalia exageradamente a si mesmo.

        Quando consultamos o dicionário, vemos que um dos significados da palavra “orgulho” é um ter um elevado conceito sobre si próprio. Em outras palavras, o orgulhoso é aquele que avalia a si mesmo com uma nota muito alta. É aquele que olha para suas próprias virtudes com uma lente de aumento. Por isso, o apóstolo Paulo diz:
“...não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12.3).
Mas o mundo à nossa volta afirma que devemos elevar nossa auto-estima, considerando nossas capacidades e qualidades, e dizendo para nós mesmos como somos especiais. O problema é que isso leva as pessoas a terem um conceito elevado sobre si mesmas, ou seja, isso alimenta o orgulho. E na medida em que consideramos a nós mesmos como superiores, começamos a olhar para os outros como inferiores.

2. O orgulhoso considera os outros inferiores.

       O orgulho faz com que as pessoas considerem a si mesmas como superiores às demais. Desse modo, acreditam que aquilo que têm e fazem é melhor do que aquilo que os outros têm e fazem. A conseqüência natural disso é que o orgulhoso trata os demais como inferiores. Por isso, Paulo afirma que o cristão deve considerar os outros como superiores a si próprios:
“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2.3)
     Não se trata de uma tentativa de encontrar nos outros algo melhor do que o que temos. As outras pessoas não precisam ter qualidades superiores às nossas para que as tratemos bem. O que devemos fazer é colocar o bem-estar do próximo como mais importante do que a satisfação dos nossos próprios interesses. Mas para isso acontecer é preciso abrir mão de nossas “qualidades superiores”.

3. O orgulhoso é apegado às suas “qualidades superiores”.

        “Mas e se eu realmente for alguém muito especial, com muitas qualidades que me diferenciam dos demais?” “Será que posso ter um conceito elevado sobre mim se realmente eu for bom?” Essas são questões interessantes, pois parece ser algo normal uma pessoa se orgulhar se ela é muito boa em tudo aquilo que faz. 
         O orgulhoso é alguém apegado às suas “qualidades superiores”. Ele ama tudo aquilo que o torna “superior” aos demais, e tem extrema dificuldade de abrir mão disso. O resultado é que suas escolhas quase sempre são tomadas em função daquilo que lhe satisfaz o ego, ao invés de serem feitas para agradar a Deus e beneficiar o próximo.
Mas a Bíblia nos ensina algo bem diferente. Jesus, sendo Deus, não se apegou a isso, mas dispôs-se a abrir mão de sua glória e humilhou-se a ponto de morrer na cruz (Fp 2.5-11). Ele poderia considerar-se superior à humanidade (porque realmente é superior) e, ao invés de servir, poderia exigir ser servido, adorado e reconhecido. Porém, Ele se dispôs a servir, a ser desprezado e rejeitado.

         Esta deve ser a atitude de todo cristão. Deus espera que não sejamos apegados àquilo que temos, mas que estejamos dispostos a abrir mão de todas as coisas para servi-lO e também servir ao próximo.

“outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pe 5.5,6)

       Não importa se temos um mestrado ou doutorado; não importa se somos ricos; não importa se somos influentes e poderosos; não importa se temos alguma habilidade que nos destaca dos demais. Não podemos nos apegar a nada disso, mas devemos sempre estar dispostos a deixar isso de lado por amor a Deus.

4. O orgulhoso não reconhece a generosidade de Deus.

       A Bíblia nos ensina que não temos motivo algum para nos orgulharmos, pois tudo aquilo que temos, que aparentemente nos destaca dos demais, vem de Deus:
Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido? (1 Co 4.7)

     O orgulhoso é aquele que não percebe a ação abençoadora de Deus sobre sua vida. Ele insiste em acreditar que seu talento, oratória, habilidades físicas, recursos financeiros, etc, pertencem a ele por se tratar de alguém especial, superior aos demais. Ele pensa ter conquistado tudo isso por seu próprio esforço, e assim orgulha-se disso, pois observa que se destacou das outras pessoas. Esse é um grave engano! Tudo o que temos vem de Deus! É Ele quem nos dá todas as coisas! É Ele quem nos faz sobressair! Portanto, a glória não é nossa, mas do nosso grandioso Deus.
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3.20,21)

     O orgulho nos leva a querer “roubar” a glória de Deus para nós. Ele nos faz querer ser o foco das atenções. Assim, sigamos o exemplo de João Batista, que “deixou os holofotes” para apontar para Jesus como sendo o centro das atenções:
Convém que ele cresça e que eu diminua. (João 3.30)
E que a glória seja toda do nosso eterno Deus! 

Como Vencer o Orgulho?

O primeiro passo é ser humilde suficiente a ponto de Reconhecer,que tem algo errado com você ,pois talvez até antes de ler esta palavra você não estava conseguindo enxergar os seus  erros e falhas ,sabe as vezes  estamos tão cegos,que só vemos os erros das pessoas.
Achamos que estamos tão perto de Deus,e pode ser que estamos é  equivocados e na verdade pode ser que estamos é muito longe do Senhor.
Talvez você diga: poxa,mais foi a pessoa que errou,eu não vou pedir desculpas e nem perdão,eu só o" cara",não vou me humilhar.vai deixar de entrar no céu,por falta de humildade?por não  saber pedir perdão?vai deixar de ser feliz,por ter um coração duro?
Tem famílias sendo destruídas pelo diabo devido o orgulho reinar em suas casas.
Tem pais e filhos que não se falam mais,tem pessoas no trabalho na igreja,na escola,na rua que talvez você  diga : eu não gosto dele(a), se ele(a) não falar comigo eu não falo com ele(a).Isso é dos sintomas de orgulho.
Deus ensina amor,unidade e comunhão.viver em paz com todos deve ser a nossa busca diária.
Sabe meu irmão(a)O orgulho impede de alcançar as bençãos de Deus.
O seu  orgulho e falta de humildade  bloqueia tudo que Deus sonhou para você.
Então quer vitória na sua vida?admita hoje  este pecado e estas  atitudes que vem  desagradando  a Deus.
Um coração arrependido e contrito  comove o coração de Deus,Peça ao Espirito Santo de Deus que molde a sua vida,e que as atitudes altruístas saiam da sua vida.pois agora você que é cristão deve se parecido com Jesus.
Não podemos ser hipócritas e  ensinar as pessoas sobre humildade,e não vivenciar isso na s  nossas vidas.não é verdade?
Eu fico tão feliz com este Deus que eu sirvo que Ele fala conosco diariamente ,E Ele mais uma vez está falando.Ouça hoje a voz do seu Espirito.E viva uma vida plena de paz e alegria.


Vamos orar?

Se esta palavra falou ao teu coração,e você entendeu e identificou que tem sido uma pessoa orgulhosa faça essa oração.

"Senhor Jesus ,eu confesso que tenho caído neste pecado do orgulho,eu me arrependo de ter sido uma pessoa egoísta mesquinha e se preocupado(a) somente com meus sentimentos.Peço que tome a minha vida e me enche do teu Espirito.Me ensina até um coração ensinável ,um coração solidário que ama as pessoas como a mim mesmo.Muda o meu caráter pois quero ser um filho(a) obediente.
obrigada Senhor  pelo teu perdão ,amor e misericórdia."


Amém!
Deus te abençoe
Fabiana Matos
@eternoproposito







20 comentários:

  1. muito bom!!! Já vi que ninguem está preocupado em quebrar o orgulho ou ajudar uma pessoa a enxergar isso nelas mesmas. quantos relacionamentos estao sendo destruidos por esse sentimento diabolico.. copiei o texto no meu e-mail..Paz!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, para mim é extremamente válido este estudo sobre orgulho, tanto que vou passar para meus colegas de evangelismo também. Deus abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  3. Aleluia aleluia, meu Deus de misericórdia obrigada achei meu pecado, confessei basta de ser orgulhosa.

    ResponderExcluir
  4. Amém!
    Me identifique em vários trechos desta mensagem.
    Senhor Jesus tenha misericórdia da minha vida e atitudes.

    ResponderExcluir
  5. Amém, o orgulho é uma doença em nós e só nos leva a ruína!

    ResponderExcluir
  6. eu peço oração por mim para que o senhor venha mim ajudar a perdoar alguém que mim fez muito mal na minha infância,até hoje tenho mim prejudicado em diversos pontos da minha vida por não ter conseguido perdoar.hoje ele só tenta mim fazer o bem mas a ferida,essa mágoa ainda está aqui mim ajudem em oração por favor eu preciso esquecer o passado e perdoar para poder ser feliz.

    ResponderExcluir
  7. Achei excelente! Falou muito comigo. Agora é ter disposição para vencer o orgulho nas áreas que precisam ser saradas. Muito obrigada! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Sabe eu me sinto orgulhoso por n pedir perdão quando eu error ,mas graças a teu ensinamento eu consegui me identifiquei e estou tentando reparar meu error , sabe as vezes é muito difícil , vivemos em um mundo cheio de injustiça

    ResponderExcluir
  9. Preciso de oração. Peço ajuda! Meu caso de orgulho vai além, pois não é um orgulho apenas de não conseguir pedir perdão, mas já chega a ser soberba, a me considerar superior aos demais e os outros infereiores a mim mesma. Não quero ser assim! Não quero ser rejeitada por Deus! Orem por mim! Meu nome é Sara :((

    ResponderExcluir
  10. Por favor oram por mim para que eu possa superar meu orgulho e quebra-lo para que eu posso ser humilde, amar e perdoar.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa essa explicação, gostei muito Deus continue abençoando vcs! !!

    ResponderExcluir
  12. A PAZ DO SENHOR JESUS, EU ESTAVA A SER CEGADO DAS MINHAS ACÇÕES,
    E AFASTADO DE DEUS, PELO MEU ORGULHO QUE NEM SE DAVA CONTA, QUE É ALGO RUIM, MAS DEUS PELA SUA MISERICÓRDIA, SEU AMOR, POR INTERMÉDIO DO SEU ESPÍRITO, ADVERTIU - ME SOBRE ESTE PECADO, QUE DEIXA CAIR OS FILHOS DE DEUS. OBRIGADO MEU JESUS, CONTINUE USANDO OS SEUS SERVOS PARA FALAREM DA PALAVRA E AJUDANDO OS OUTROS.
    SENHOR JESUS ABENÇOE A TODOS, PARA TODO O SEMPRE, AMÉM.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom mesmo esse estudo me ajudou muito pois sou ou era muito orgulhoso e soberbo pois pensava que era superior aos outros, porem todas as coisa que eu tentava fazer , sempre dava errado. Até que conheci uma pessoa muito especial e eu tentei conquistar ela do meu jeito mas nao consegui dai eu percebi que tinha alguma coisa errada cair de joelhos e em prantos a resposta de Deus foi imediata. O motivo das coisas darem erradas para mim, era o orgulho.

    ResponderExcluir
  14. Deus abençoe por este ensinamento! Vou tentar levar em frente, espero em Deus que eu mude :/

    ResponderExcluir
  15. Minha irmã, que Deus te abençoe. Ontem o Espírito de Deus abriu meus olhos para algo que eu não enxergava, estava completamente cego. Glória seja dada ao nome do Senhor que teve compaixão de minha vida e me abriu os olhos para esse grande mau em minha vida. Eu sou um cristão, se é que posso me colocar assim, mas creio no perdão de Deus, e que não há nada em que o Senhor não perdoe e não transforme para glória do Nome Dele. Vivi uma vida "cristã" destrambelhada em todas as áreas de minha vida por causa desse pecado e assim, por estar cego. Caí inúmeras vezes na prática do pecado e estava sempre buscando coisas que achava que eram estas que estavam causando minhas quedas, aumentei minha vida de oração, leitura bíblica e buscava praticar sempre o que o Senhor falava em Sua palavra, mas continuava caindo e não compreendia o porque, graças a Deus hoje Ele me abriu os olhos verdadeiramente para o caminho que eu estava seguindo, e hoje com este estudo da parte de Deus, vejo que tudo que está escrito fala de mim, sem tirar e nem pôr, eu sou assim mesmo como está escrito neste texto, eu sempre me vejo superior as pessoas, até em ações "bondosas" eu quero demonstrar que sou melhor que todos. Que Deus me ajude com um coração novo, pois para Deus nada é impossível!! Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  16. Amém muito obrigado pela ajuda, que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  17. Uaaau, que tiro na alma. Quero deixar de ser assim!

    ResponderExcluir
  18. Deus falou comigo sim. Obrigada Fabiana. Sou muito orgulhosa e ao longo da vida me deixei levar por ele, mas estou cansada de perder e desfrutar das amargas consequências. Estou grata a Deus por seu amor, paciência e bondade comigo em me fazer enxergar algumas coisas através desse estudo. Peço que orem para que eu enxergue meu orgulho de cada dia, pois é muito sutil.

    Obrigada e que Deus continue te alimentando espiritualmente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado pelas palavras, ajudaram-me muito pois eu era orgulhoso e esse sentimento me cegava. Agora eu sei perdoar, olhar prara o outro como eu proprio, ajudar, e nao desprezar. Gloria Deus.

    ResponderExcluir