EI ameaça matar cerca de 150 reféns cristãos na Síria

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

De acordo com a CNN, grupo extremista deverá divulgar vídeo nesta quarta-feira ameaçando matá-los

O Estado Islâmico (EI) está mantendo mais cristãos assírios reféns do que havia sido informado inicialmente e planeja divulgar um vídeo nesta quarta-feira (25) ameaçando matá-los, informou a CNN. Os assírios foram sequestrados durante uma série de ataques na terça-feira em aldeias perto da cidade de Tal Tamer, no Nordeste da Síria.

Osama Edward, fundador da Rede de Direitos Humanos da Assíria, disse à emissora que o grupo extremista está agora com 150 reféns. Estimativas iniciais colocavam o número de sequestrados entre 70 e 100 pessoas, entre eles mulheres, crianças e idosos.

O vídeo será dirigido ao presidente americano, Barack Obama, e a outros membros da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o EI, segundo Edward.

A última mensagem recebida dos reféns foi um texto de uma das sequestradas para o marido. Ela disse que os sequestradores estavam interrogando os reféns se as mulheres eram membros de milícias locais.

Edward afirmou temer que os reféns enfrentem o mesmo destino de assírios alvos no Iraque e dos 21 egípcios cristãos decapitados pelo braço do EI na Líbia, há duas semanas

A organização ativista “Raqqa está sendo massacrada silenciosamente” informou no Twitter que o EI moveu reféns assírios para Raqqa, um reduto do Estado Islâmico.

Edward informou que cerca de 35 vilas e cidades assírias agora estão sob poder de jihadistas, forçando milhares de famílias a deixarem as suas casas.

Cerca de 600 famílias se refugiaram na Catedral de St. Mary, em Hassakeh, no Nordeste sírio.

O EI atacou numerosos grupos minoritários durante uma ofensiva sangrenta para criar um califado em regiões capturadas na Síria e no Iraque.

Leia também: Portas Abertas cria projeto de apoio aos cristãos na Síria



Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário