"Seja a beleza em meios às suas feras "

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

        


        Ela viveu na época de Davi e foi casada com Nabal,cujo nome significa “tolo” em hebraico. A vida de Nabal fez jus à definição de seu nome.
         Pense nele como Saddam Hussein da região. Ele tinha gados e ovelhas e se orgulhava de ambos. Mantinha a adega cheia, a vida amorosa e pleno vapor e rodava por aí em uma enorme limusine. Ocupava jato último modelo e estava sempre dando um pulinho em Las Vegas para passar um final de semana em grande estilo. Meia dúzia de seguranças grandalhões o acompanhava onde quer que fosse.
        Nabal precisava de proteção, Ele era “rude e mau - um verdadeiro pitbull, descendente de Calebe ...Ele é um homem tão mau que ninguém consegue conversar com ele”. (1 Samuel 25: 3,17). Aprendeu a lidar com pessoas no zoológico local. Nunca conheceu uma pessoa com quem não pudesse se irritar ou um relacionamento que não pudesse estragar. O mundo de Nabal girava em torno de uma pessoa  -Nabal. Ele não devia nada a ninguém e ria da idéia de dividir coisas com quem quer que fosse.
Principalmente com Davi.

      Davi fazia o papel de Robin Hood no deserto. Ele e seus 600 soldados protegiam os fazendeiros e pastores contra bandidos e beduínos. Israel  não tinha polícia rodoviária ou força policial, por isso Davi e seus homens valentes supriam uma necessidade específica no campo. Eles fizeram a proteção com tanta eficiência que levaram um dos pastores de Nabal a dizer: “Da e noite eles eram como muro ao nosso redor, durante todo o tempo em que estivermos com eles cuidando de nossas ovelhas” (25:16).
        Davi e Nabal coabitavam o mesmo território com a harmonia de dois touros no mesmo pasto. Ambos eram fortes e cabeças- duras. Era apenas uma questão de tempo para que eles entrassem em conflito.

      Os problemas começaram a ferver depois da colheita. Com as ovelhas tosquiadas e o feno recolhido,era hora de assar o pão, assar o cordeiro e derramar o vinho; de dar um tempo aos arados e rebanhos e desfrutar do fruto do trabalho. Pelo que entendemos na história, os homens de Nabal estavam fazendo exatamente isso.
Davi fica sabendo da festança e acha que seus homens merecem um convite. Afinal,eles protegeram as colheitas e ovelhas do homem, patrulharam as colinas e defenderam os vales. Eles merecem um pouco da generosidade. Davi envia dez homens a Nabal com o seguinte pedido: “Estamos vindo em época da festa. Por favor, dê a nós, seus servos, e a seu filho Davi o que puder”(25:8).

Rude,Nabal zomba da idéia:
      Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?(25:10,11).
    Nabal finge nunca ter ouvido falar de Davi, equipirando-o a servos fugitivos e vagabundos. Tal insolencia enfurece os mensageiros, que dão as costas e voltam ás pressas para dar o relatório completo a Davi.
Davi não precisa ouvir a notícia duas vezes. Ordena aos homens que formem um bando armado. Ou, mais precisamente: “peguem suas espadas!”( 25:12)
     Quatrocentos homens reúnem-se e partem. Olhos fixos. Narinas dilatadas. Lábios resmungando. Testosterona à flor da pele. Davi e suas tropas vêm com tudo contra Nabal, o canalha, que, distraidamente, bebe cerveja e come churrasco com seus companheiros.

 gestos de paz trazem mais bem do que alabaradas”

      A estranda  estronda enquanto Davi resmunga: “ Que Deus castigue Davi, e que o faça com muita severidade, caso até amanhã eu deixe vivo um só do sexo masculino de todo os que pertecem a Nabal!”(25:22).
Espere aí. É bangue-bangue no Oriente Antigo!
Então, de repente, surge a beleza. Uma margarida ergue-se no deserto. Abigail, esposa de Nabal, aparece no caminho. Enquanto ele é bruto  e mesquinho, ela é “inteligente e bonita”. ( 25:3)

    Inteligência e beleza. Abigail põe ambas para funcionar. Quando fica sabendo da resposta grosseira de Nabal, ela põe-se em ação. Sem falar com o marido, ela ajunta presentes e corre para interceptar Davi. Enquanto Davi e seus homens descem um desfiladeiro, ela assumiu sua posição, munida de “ 200 pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparads, cinco medidas de grãos torrados, 100 bolos de uvas passas e 200 bolos de figos prensados- e os carregou em jumentos”(25:18)

        Abigail não é boba. Ela sabe da importãncia do momento. Ela apararece como a última barreira entre sua família e a morte certa. Caindo aos pés de Davi, ela faz um apelo digno de um parágrafo nas Escrituras: “meu senhor, a culpa é toda minha.Por favor,permita que tua serva te fale; ouve o que ela tem a dizer”(25:24).
       Ela não defende a Nabal, mas concorda que ele é um canalha. Ela não pede justiça, mas perdão, aceitando a culpa quando não merce ser culpada de nada. “Esquece, eu te suplico, a ofensa de tua serva”(25:28). Ela oferece os presentes de dua casa e insiste para Davi deixe Nabal nas mãos de Deus e evite o peso morto do remorso.

       Suas palavras chegam a Davi assim como o sol de verão ao sorvete. Ele se derrete.

Então Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão. Porque, na verdade, vive o SENHOR Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um meninoEntão Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.”1 Samuel 25:32-35

      Davi volta para o acampamento. Abigail volta para Nabal. Uma vez que o encontra extramanete bebâdo para conversar,ela espera até a manhã seguinte para descrever-lhe o quão perto Davi chegou do acampamento e como Nabal esteve perto da morte. “De manhã... ele sofreu um ataque e ficou paralisado como uma pedra. Cerca de dez dias depois, o SENHOR feriu Nabal e ele morreu”(25:37-38).
     Quando fica sabendo da morte de Nabal e da súbita disponibilidade de Abigail, vai agradecer a Deus pela primeira notícia e se aproveita da segunda. Não consguindo tirar da cabeça a lembrança da linda mulher no meio da estrada,ele a pede em casamento e ela aceita. Davi consegue uma nova esposa;Abigail, um novo lar. E, com isso, temos um importante princípio: A beleza pode vencer barbárie.

       A mansidão salvou a pátria naquele dia. A delicadeza de abigail reverteu um rio de raiva. A humildade tem tal poder. Desculpas podem desarmar discurssões. A contrição pode neutralizar a raiva. Gestos de paz trazem mais bem do que alabardas. “ a língua branda quebra até os ossos”(provérbios 25:15).

       Abigail ensina muita coisa: o poder contagiante da bondade; a força de um bom coração. Sua maior lição, no entanto, é tirar nossos olhos de sua beleza e colocá-la na de outra pessoa. Ela tira nosso pensamentos de um caminho rural e os leva para uma cruz em Jerusalém. Abigail nunca conhece a Jesus. Ela viveu cerca de  1.000 anos antes do sacrifício de Jesus. Não obstante , sua história  prefigura a vida de Jesus.
    Abigail colocou-se entre Davi e Nabal. Jesus colocou-se entre Deus e nós. Abigail colocou-se entre Davi e Nabal. Jesus Cristo colocou-se entre Deus e nós. "I Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, I Timóteo 2:6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;”
     Quem é  o mediador senão aquele que se coloca no meio de alguma coisa? E o que Cristo fez senão colocar-se entre a raiva de Deus e o nosso castigo? Cristo interceptou a ira do céu.

      Quem faz isso? Que tipo de pessoa assumiria a culpa de algo que não fez?

      Quando você encontra tal substantivo, associe-se a Jesus. “O SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de todo nós”(Isaías 53:6). Deus tratou seu Filho inocente como a raça humana culpada.
      Cristo viveu a vida que não poderíamos viver e levou o castigo que não poderíamos levar para oferecer esperança a que não podemos resistir. Seu sacrifico pede que façamos essa pergunta: se ele tanto nos amou, não podemos amar uns aos outros? Tendo sido perdoados, não podemos perdoar? Tendo festejado, à mesa da graça, não podemos compartilhar migalhas de pão?

      “Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros”.(1 João 4;11)

    Você acha seu mundo de Nabal difícil de suportar? Então faça o que Davi fez: pare de encarar Nabal. Volva seus olhos para Cristo.   
    Olhe mais para o Mediador e menos para os encrenqueiros.

“Não se deixem vencer pelo mal, vençam o mal com o bem”.Romanos 12:21

Uma Abigail pode salvar uma família.

Amado(a) Seja a beleza em meios às suas feras e veja o que acontece.


abraços

Fabiana Matos
@eternoproposito


0 comentários:

Postar um comentário