Obediência: A maior das exigências de Deus.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011


       


                 A maior das exigências que Deus faz ao homem não é a de servi-lo, pregar, ensinar, ofertar, dar dízimo. A principal delas é a obediência á sua autoridade. Se conseguirmos cumpri-la, acataremos todos os outros ensinamentos do Senhor. E, se formos obedientes, o Criador abençoará tudo quanto fizermos, para a glória do Seu nome.
Não adianta conhecer a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, e não submeter-se à  autoridade e à vontade do Senhor. Você já leu o Salmo 50? Se não, leia. Em um trecho, vemos o que Deus pensa de quem não lhe obedece:
         “Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.” Salmo 50.16,17
Saul fez isso. Deus ordenou que ele atacasse os amalequitas e os destruísse totalmente. Mas após a vitória, Saul poupou Agague, o rei dos amelequitas, e o que havia de melhor dos bois e das ovelhas. Saul não quis destruí-los, argumentando que os que os poupara para sacrificá-los a Deus. Mas Samuel advertiu- o:
“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”1 samuel 15:22,23
Os sacrificios mencionados aqui eram ofertas de cheiro suave, oferecidas a Deus. Por que Samuel disse que obedecer é melhor do que sacrificar? Porque é disso que o Senhor se agrada: da nossa total obediência à sua autoridade.
Servindo-o assim, agiremos de acordo com o príncipio divino; do contrário, estaremos servindo-o conforme nossos próprio parâmentros e interesses. Indiretamente, diremos que a vontade de Deus é boa, mas a nossa é melhor; que sabemos mais do que Ele; que somos independentes; senhores de nós mesmos e da nossa vida. E, quando nos dermos conta das consequencias de nossos conceitos equivocados, de nossa visão limitada e nossas escolhas erradas, poderá ser tarde demais, como foi para Saul.

“Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.”1 Samuel 15.28
Deus rejeitou saul como rei de Israel porque,este,como líder, devia,submeter-se ao Senhor, a fim de guiar outros pelo caminho da obediência e da justiça. Contudo,Saul falhou e teimosamente tentou justificar seu erro várias vezes, alegando que havia obedecido a tudo quanto o Senhor lhe ordenara pela boca de Samuel(v13,20,21), quando, na verdade, havia feito o que achara melhor,contrariando a vontade de Deus.
Com essa história, aprendemos que, na qualidade de servos de Deus, a primeira coisa que devemos fazer é relacionar-nos com sua autoridade. Antes de trabalharmos para o senhor, temos de ser submisso à Sua Palavra que expressa Sua Vontade. Todo o nosso relacionamento com altíssimo é regulado pelo fato de termos travado relação com a autoridade do Senhor. E , uma vez que encontrarmos a autoridade em todos os lugares, podemos sujeitar-nos a ela e começar a ser usados por Deus com poder e graça.
Restaurando a o príncipio da obediência.
Obediência significa  disposição para ser submisso, sujeitar-se à vontade de alguém com docilidade. Logo, mitas vezes, obedecer requer abrir mão das próprias vontades e dos próprios desejos em prol da vontade de outrem.
Tendo em vista que o cristão reconhece o senhorio de Cristo sobre sua vida, podemos dizer que ser obediente é uma de suas marcas e que, na Sagradas Escrituras, há inúmeras bençãos para aqueles que são obedientes a Deus e Sua Palavra; há paz,alegria,retidão,justiça,proteção,socorro e prosperidade para os humildes que se submetem à boa,perfeita e agradável vontade do Senhor(ver Deut 28.3-14; Sl 11,7; 32.11; 45;1151.Ntlh)
Jesus Cristo foi totalmente obediente ao Pai até a morte e Ele é o nosso MAIOR  MODELO de obediência. Daí a recomendação de Paulo em Filipense 2.3-11:
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”
Neste texto bíblico, encontramos uma obeservação sobre submissão e a obediência do Filho ao Pai. Jesus se humilhou duas vezes: primeiro, esvaziando-se de sua divindade, da glória que possuía junto ao Pai(1João 1.1-3; 17.5) e tornando-se humano; tomando a forma de sevo e morrendo em nosso lugar, para expiar nossos pecados.
Jesus momentaneamente abriu mão de sua Glória e autoridade junto ao Pai para aceitar o plano deste, proposto desde da fundação do mundo, de oferecer um Cordeiro puro e incontamindado para expiação dos pecados da humanidade e reconcialiação ente o homem e o seu criador ( 1 Pedro 1.19,20; apocalipse 13.8).
Jesus abriu mão de sua posição exaltada junto ao Pai. Encarnou. Fez-se como um de nós. Aceitou todas as contigências e limitações da natureza humana.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.(joão 1.14)

O filho foi obediente ao Pai até a morte, e morte de cruz. Mas engan-se quem pensa que Ele não teve de aprender aobedecer. A maior prova que Cristo aprendeu a obediÊncia foi sua decalaração no Getsêmani: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”Mateus 26.39. Agora observe o que está escrito em Hebreus 5.8-10

     “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.Filpense 2.9-11

            Note que Jesus foi feito Senhr só depois que se esvaziou de Sua glória e obedeceu ao Pai até a morte. Seu senhorio absoluto foi um resultado do que Ele fez; foi algo conquistado. Ainda que Cristo, como Verbo de Deus, presente no príncipio de tudo e coautor, seu senhorio foi legitimado por sua obediência total á vontade do Pai.
            Isso nos ensina que todo poder vem do Criador e que, como novas criaturas, criadas à imagem de Seu Filho, devemos seguir o exemplo do Primogênito de Deus, submetendo-nos ao plano divino para nós,a fim de que tenhamos uma vida abençoada e feliz, alcancemos a estatura de varão perfeito e o prêmio da nossa soberana vocação: a vida eterna( ver Romanos 8.29;Filipenses 3.14;Efésio 4.13)amém.
         Eu fico ás vezes pensando,o quanto Deus nos ama,e que sempre Ele será Deus,pois,acontece tanta coisa na nossa vida,no nosso contidiano,o Senhor nos desperta do sono do eu,do engano,nos dá livramento,e nos coloca em seu trilho,nos carrega em seus braços,e norteia o nosso caminho dizendo,com sua voz suave,mansa e cheia de miséricordia."Filho(a)é por aqui,que eu quero que você esteja".Isso eu te dou,e acresento muito mais,você me pediu,eu aprovo,digo amém,Sou seu Pastor e você a minha  ovelha,e meu cajado,está te guiando  ás águas  tranquilas.
             Mas outras vezes,irmãos, Ele responde:
         Não..isso não te dou.,não permito,não é da minha vontade,Como Pai mesmo..Ele tem paciência conosco,e nos diz:Não é desta maneira que está pensando,pois Ele sendo onisciente um  de suas personalidade,que nos conhece o nosso íntimo,nossas fragilidades,e sabe que não suportaríamos algumas provações,e diz:Tem bom  ânimo,eu Já tracei um plano,para  você Eu,já escrevir a sua história,calma,pois você está seguro em minhas mãos.
          A minha oração hoje é "Deus revela a  sua vontade e o seu querer,pois queremos com Igreja: te adorar,te honrar,te servir e obedecer.A sua presença o seu Espírito Santo,vale muito mais que o mundo pode nos oferecer,que na verdade é nada,pois quem Tem o Senhor,tem  na verdade é tudo,é a pessoa mais bem aventurada,e rica desta Terra,Jesus queremos te declarar hoje que te amamos,tú és  Rei e soberano,forja o nosso cárater,nos ensina a perdoar,a te adora , ensina a amar,ter mais  paciência com próximo".amém
          Você,hoje pode não ter tudo que queira,mas Tem tudo que Necessita,Jesus,Salvação,e um Pai que abençoa,e te ama muito.
     Se o seu gigante está deixando com medo,ou preocupado,confrotando.Ei ,querido(a)mostre a ele o tamanho do seu DEUS!!

Deus abençoe seu dia!

Fabiana Matos
@eternoproposito

0 comentários:

Postar um comentário