O Poder do Olhar

quarta-feira, 28 de setembro de 2011





“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo O teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!” MT 6:22-23


             Jesus diz que tudo está no olhar e que a vida é uma questão de visão, ponto de vista, perspectiva, pois ninguém, na verdade, vê com os olhos, mas com o córtex visual. Nós recebemos informações que são decodificadas pelo cérebro que desses bits faz imagens, sons, gostos, cheiros, tato, sentimentos.
Portanto, o que acontece dentro de você tem mais importância do que o que acontece fora de você! você não vê as coisas como elas são, vê como você é! Não são condições, conjunturas, circunstâncias, contingências, mas a sua visão, a sua leitura dos acontecimentos, o seu olhar é que realmente interessa. Quando Davi olhou para Golias, ele viu algo completamente diferente do que as outras pessoas viam. Enquanto todos estavam apavorados pelo tamanho do guerreiro, Davi o enxergava como um ser sem aliança com Deus. 

Quem é esse incircunciso?” Assim ele foi para cima de Golias e com base na aliança derrubou o inimigo.



         Agora, nossa leitura é pré-condicionada por alguns dispositivos dentro de nós – são aqueles filtros da alma, moldam nossa perspectiva, nosso olhar, nossa visão: 

1. O primeiro filtro é a memória.

          Memórias são aqueles dados arquivados que nos fazem sofrer ou crescer. É quando podemos usar nossas experiências em nosso favor ou contra nós mesmos. O trauma é simplesmente a lembrança da dor, que nós fazemos de tudo para que não se repita. É aquele fantasma que nos assombra, querendo nos subjugar. Quando Israel foi convidado para ir ao Egito, eram ricos, prósperos e livres. Depois da morte de Faraó, outro rei surgiu e os fez escravos.Eles começaram a assimilar uma mentalidade de sujeição, servidão, conformidade e subserviência. Como país passamos pela mesma realidade. Fomos feitos escravos.Não conehcemos a liberdade. 
         Vivemos um estado de rendição, capitulação, sujeição. Como foi com Israel, essa passividade termina quando um libertador vem. Alguém com uma visão; um outro olhar! Uma nova perspectiva. Faraó deixa meu povo ir! Como Luther King: Eu tenho um olhar, uma visão, um sonho de liberdade para seu povo. Fomos chamados para sermos libertadores do nosso povo. Se os teus olhos forem ruins, todo o teu corpo estará em trevas.Precisamos d e uma visão de libertação.
“Ele nos transportou do império das trevas para o reino do Filho do seu amor”. Fl 1:13

2. O segundo filtro da alma é a consciência.

          Consciência é a capacidade de distinguir o certo do errado. Ter uma consciência nos difere dos animais. O homem é um ser moral. Contudo, há quem tenha perdido a capacidade de julgamento. Quando você mente para sua consciência, ela vai mentir para você também. O apóstolo Paulo nos diz em romanos acerca daquelas pessoas que sofreram o pior tipo de juízo possível. A mudança do DNA espiritual. “ele os entregou a uma disposição mental reprovável...” é quando o pecado atinge a própria personalidade mudando a natureza essencial do ser. Por mudarem as relações íntimas contrárias a natureza, eles sofreram juízo na sua própria natureza. Verifique Romanos capítulo um. Disso surge um híbrido, um novo ser, uma nova raça destinada a eterna separação do Criador. A razão disso é que não ouviram a voz de suas próprias consciências. Afogaram a culpa. Assassinaram sua bússola interior. Se obstinaram no erro e cauterizaram a consciência. Esse é sem duvida a maior punição a ser aplicada: a mudança do DNA original.


3. O próximo filtro é a autoconsciência.
          Trata-se da capacidade de se perceber, se discernir, de olhar para você mesmo. Em números capítulo 13, conta-se a história de um povo com a visão de gafanhotos. Uma auto-imagem de gafanhotos. Por causa disso, uma geração inteira morreu no deserto. 

Como você se enxerga?


Zig Ziglar: “Uma pessoa não pode ter o desempenho de um vencedor, se não se vê como um vencedor”.

“As pessoas tratarão você da mesma forma que você se trata”.
Robert Shuller: “a auto-imagem de uma pessoa sempre se reproduz na ação”.
Deus disse a Josué: “ não cesses de falar do livro dessa lei, antes medita nele dia e noite”.

Nós precisamos repetir a promessa para nós mesmos até que se torne cultura: somos eleitos, vocacionados, predestinados, chamados para algo muito maior do que nós mesmos. O princípio é que você passa a acreditar no que repete para si mesmo.



             Pense num mundo sem palavras. O mundo só é mundo pelas palavras. Imagine um lugar indefinível, onde se não é possível chamar qualquer coisa pelo seu nome?Simplesmente não existiria mundo se eu não pudesse chamar de mundo.
Pois mundo só é mundo se posso chamá-lo de alguma coisa.

4. O quarto filtro da alma é a imaginação.

            A imaginação é a sua capacidade de se auto-projetar além de si mesmo, de transcender, de criar na mente algo mais que a realidade tangível, palpável, visível. Jesus disse: “se puderes crer, tudo é possível ao que crer. Esse é um grito de Deus para que acreditemos. se tiverdes fé como um grão de mostarda ordenareis a esse monte, ergue-te daqui para acolá e assim se fará. Einstein disse que a imaginação é mais importante que o conhecimento. o que você enxerga? o que é capaz de ver? Deus propõe exercícios a fim de alimentar a imaginação: Abraão sai da tenda...
Olha para as estrelas... Olha para a areia do mar. assim será a tua descendência. Josué, todo lugar que pisar a planta do teu pé eu vo-lo tenho dado por herança.


5. O quinto filtro da alma é a vontade. 

          Somos seres volitivos e nosso grande inimigo é a reatividade, a passividade, a letargia. Vontade é a capacidade de agir livre de qualquer influência externa. Há muita gente que vive se defendendo, reagindo, na defensiva, pessoas que são vítimas passivas das suas misérias. Quero lhe dar um novo mandamento: “não derrote a si mesmo!”

Pergunta: somos reativos ou proativos?

           Os reativos são afetados pelo ambiente físico. São pessoas condicionadas as circunstancias. Escravas de seus sentimentos. Quando tratados bem, sentem-se bem, quando tratados mal, sentem-se mal. Já para os proativos, a realidade não é o que se apresenta fora, mas o que pode ser cultivado dentro de si, onde existe um campo de possibilidades ilimitadas. Gente proativa não aceita as condições, conjunturas, circunstâncias. Eles mudam a realidade! faça chuva ou sol lá fora, eles têm a chuva e o sol dentro de si. O proativo declara: “nunca serei controlado pelo tratamento que receber de outra pessoa”.
Criação é aquilo que trazemos para a vida.

Experiência é aquilo que nos acontece na vida.

Atitude é aquilo que fazemos com o que trazemos e com o que nos acontece na vida.

Enfim, sua visão faz seu mundo! Então, não reclame do mundo, reclame do seu olhar; da sua disposição mental; da sua perspectiva. Se seus olhos forem bons...

Os reativos dizem:

Ah! o azar nunca anda sozinho.
Desgraça pouca é bobagem.
O riso e o choro são vizinhos.
Não há rosa sem espinho.
O que é bom, dura pouco.
A vaca que dá leite, também dá coice.
A abelha que tem mel na boca tem ferrão na cauda.
Os sorrisos formam as rugas por onde as lágrimas vão descer.
O azar não tira férias.

Os proativos declaram:

A noite mais longa, acaba terminando.
Se não existe felicidade aqui, vamos ter que ser felizes sem ela.
A casa pegou fogo? Vamos nos aquecer.
Lágrimas? Chorar lava o rosto – tira as toxinas do corpo.
Hoje? É o amanhã que você tanto temia ontem.
A abelha extrai o mel das flores mais amargas.
Hei! Nada como um dia atrás do outro.
Medo da morte? Para ir para o céu tenho que morrer.
Os cabelos estão caindo? Economia com xampoo.
A vida continua, e amanhã é outro dia.
Você não pode decidir como morrer, mas pode decidir como viver.


Bill Bright: Somos chamados a realizar coisas impossíveis – A viver sobrenaturalmente. Para levarmos um estilo de vida sobrenatural, devemos começar a ter pensamentos sobrenaturais, fazer planos sobrenaturais, orar por resultados sobrenaturais e esperar que Deus opere sobrenaturalmente em nossa vida.

Situações impossíveis são apenas problemas para os quais não temos uma solução imediata.

Henry Ford: “Estou procurando muitos homens que tenham uma capacidade infinita de não saber o que não pode ser feito”.

Impossível é a diferença entre onde você está e aonde pode chegar.

Presidente da British Royal Society, 1895: “Máquinas voadoras mais pesadas que o ar? Você está brincando! São impossíveis”.

Seja realista: Acredite em milagres!

Gerente da gravadora Grand Old Opry a Elvis Presley: você não chegará a lugar algum, filho. Deve voltar a dirigir caminhão.

Hei! “Está sempre escuro antes de amanhecer”.

Memorando Executivo da Western Union, 1876: O telefone tem muitos problemas para ser considerado seriamente como um meio de comunicação. Esse aparelho não tem valor comercial para nós. 


Provérbio chinês: O homem que diz que algo não pode ser feito não deve interromper aquele que já está fazendo.
O que você espera do futuro?
Qual a sua visão pra sua vida?
Se teus olhos forem bons, todo teu corpo será luminoso!
Nos teus olhos existe luz ou trevas.
Tudo depende da sua perspectiva.

Que Deus abençoe o Poder do seu olhar.

Fabiana Matos
@eternoproposito

1 comentários:

  1. que canto mais cheio de benção, jesus te abençoe cada dia mais e mais. fica com DEUS

    ResponderExcluir