50 anos de fita cassete

sábado, 14 de setembro de 2013

Antes de o iPod provocar uma revolução no mundo da música digital, quem gostava de ouvir músicas em qualquer lugar não tinha escapatória: era preciso investir na compra de reprodutores portáteis que utilizavam mídias físicas. Embora já existissem aparelhos capazes de reproduzir CDs, o que se mostrava realmente popular eram os produtos baseados em fita cassete — relíquia que muitos que nasceram depois da década de 90 sequer conhecem.
Criada pela Philips, a tecnologia de fitas compactas completou 50 anos na última terça-feira (10). Entre os pontos que ajudaram o produto a se tornar bastante popular estava o fato de que a maioria dos aparelhos de som disponíveis no mercado possibilitavam a realização de gravações através de um único botão.
Assim, quem cresceu durante os anos 80 e o início dos anos 90 com certeza deve se lembrar de passar tardes inteiras ouvindo a uma estação de rádio simplesmente para gravar uma canção específica. A limitação de gravar 30 minutos de áudio em cada lado do dispositivo acabava gerando vários conflitos, especialmente quando a intenção era transmitir as músicas presentes em um CD (que pode guardar até 80 minutos de áudio).

Tecnologia revolucionária

Apesar de parecerem antiquadas atualmente, as fitas cassetes foram bastante revolucionárias em seu tempo. Não só elas possibilitam que a música se tornasse uma experiência mais portátil e pessoal, como permitiram que muitas bandas saíssem das garagens e ganhassem a fama mundial — entre elas, nomes como Nirvana e Pearl Jam.
Fita cassete completa 50 anos de vida 
(Fonte da imagem: Divulgação/Philips)
O produto também foi responsável por mudanças culturais, como a revolução iraniana de 1979. Graças ao tamanho reduzido do dispositivo, os discursos do Aiatolá Khomeini puderam se espalhar pelo país, o que acabou resultando no fim do domínio secular do regime Shah.
Mais recentemente, em 2000, fitas revelaram que o então presidente da Ucrânia havia usado seu poder para raptar pessoas e realizar outros crimes graves contra a humanidade. As revelações gravadas em áudio não só fizeram com que ele fosse deposto do poder, como mudaram drasticamente as políticas internacionais e domésticas do país.

Fonte : Philips



0 comentários:

Postar um comentário