Uma das maiores assertivas da vida é o fato de que ela lhe proporciona o que você necessita e busca, à medida de seu crescimento. A maior característica das crianças é sua necessidade intrínseca de urgência. Criança não espera. Ela chora quando chega sua hora de mamar, ela grita e esperneia quando quer algo. Tudo para ela é urgente.
Mas a vida traçou outra trajetória para nossas necessidades e, quando crescemos, a vida nos ensina que tudo tem seu tempo determinado. É aí que descobrimos que todo o propósito certo, fora do tempo, torna-se propósito errado. Toda alegria fora do devido tempo tem o potencial de se tornar dor.
O tempo é tão importante quanto o próprio fato em si. A maioria das jovens sonha em serem mães. Isso faz parte da sua formação genética. Mas, seu corpo apenas está amadurecido para este propósito depois de certa idade. Se ela precipitar esse processo, o resultado por ser desastroso, sendo gravidez indesejada a menor das consequências. Até porque, nesse caso, a providência da vida sempre supera a necessidade. De alguma maneira, aquela indefesa e inocente criança encontrará amor e abrigo de alguma forma. Um traço da dor daquela experiência será levado por toda a sua vida.
À medida que a vida avança, descobrimos que as providências nos aparecem, especialmente quando crescemos interiormente. E o maior sinal desse crescimento é quando você se torna maior do que sua necessidade. Debaixo de pressão, as carências nos sufocam. Quando você se desespera em busca de algo, é porque aquilo ainda tem uma projeção irreal pra você. Aguarde e cresça! Você verá aquela enorme montanha se tornar apenas uma pequena e necessária pedra.
Na Bíblia fala que sob pressão os homens tornam-se capazes de qualquer coisa. Aceitam as soluções mais esdrúxulas e estranhas possíveis. Foi assim com Ló, onde encontramos suas filhas coabitando com seu próprio pai, para procriar e manter sua própria descendência. O caso de Amnom, fiho de Davi, que sob propensa força do amor, envolveu-se em uma relação sexual com sua meia irmã. E, assim tantos outros.
Todos esses casos nos mostram como os homens reagem sob pressão. Quase sempre o remendo fica pior do que a rotura. Temos necessidades, sim! Elas se apresentam legítimas e santificadas. Porém, precisamos saber com aguardar a hora da providência. Precisamos aprender que, enquanto estivermos sufocados por elas, não estamos ainda preparados para encontrar soluções!
Bispo Robson Rodovalho
Nada vem do nada. Deus propôs perdoar qualquer pecado que os homens cometeram, basta aceitar Jesus e se arrepender.
ResponderExcluir