Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pedro 5:7
Queridos amigos e leitores
Hoje venho dialogar e levantar algo que muitos jovens cristãos tem ficado em dúvida, que é sobre a questão do prazo mínimo que se deve ter para reiniciar um novo relacionamento.
Exemplo: Você terminou um namoro agora, quanto tempo mínimo deve-se ficar solteiro(a)?
Na minha igreja, que a denominação Igreja de Deus do Brasil, o nosso pastor orientou ficar 4 meses solteiro .Até mesmo para preservar a moral e integridade das pessoas.pois infelizmente está tendo muito nos dias de hoje o tal do "ficar" e namorar sem compromisso dentro das Igrejas.
Vamos para a Palavra.
Biblicamente falando ,não há casos de pessoas na Bíblia que namorava um e outro.E também não se fala em prazo de namoro.As pessoas naquela época namoravam para se casar. O único tempo que encontrei, foi o prazo do noivado.
O noivado nos tempos bíblicos:
Na época do antigo e do novo testamento, o noivado era bastante sério; neste período que durava aproximadamente um ano, eram feitos os preparativos para o casamento, tais como: O acerto do dote; a indenização (para os pais da noiva) caso o casamento não se concretizasse; etc...
Era praticamente impossível que o casamento não ocorresse, pois o envolvimento familiar e da sociedade era tão grande que um rompimento de noivado causaria sérios problemas.
Foi neste contexto que José e Maria se encontravam quando ela se achou grávida pelo poder do Espírito Santo. Após o noivado os jovens eram chamados de esposa e marido respectivamente (Mt 1.19). O período de noivado duraria aproximadamente um ano e neste período o rapaz era liberado do serviço militar (Dt 20.7). Somente após o casamento eles viveriam juntos e teriam relações sexuais (Mt 1. 18-25). A pureza sexual era tão importante que se um homem tivesse relações sexuais com uma noiva, seria morto a pedradas (Dt 22.22-29)!
Em nossa sociedade atual, o noivado tem sido deixado de lado, haja vista os jovens de hoje serem descompromissados e não se importarem com os valores morais. Quem não deseja noivar, não deseja compromisso! Na igreja do Senhor não é assim!
O jovem cristão tem que ser modelo e exemplo para esta sociedade sem valores. Talvez você se pergunta, bom,mas e o coração? estou gostando de alguém e terminei o meu relacionamento a pouco tempo,devo ou não devo começar o namoro ?. O que te oriento é você ser prudente e não se precipitar, só se você quiser se arriscar;pois este estilo de vida de namorar várias pessoas até encontrar a pessoa certa,não dá certo,mas aí, ficar por sua conta. E uma coisa é fato, as pessoas tem sentimentos,e quando se fala em coração, pode se ficar marcas profundas,não queira,ficar com alguém por medo de ficar sozinho(a). Deus preparou para cada um de nós a pessoa certa.Tudo tem o seu tempo.
Mas e ai, Fabiana eu não quero me precipitar,mas também não quero perder a benção? pois e se for ele e ela?calma.Vai orando e conhecendo a pessoa de perto.O tempo revela as pessoas,observa a conduta dele(a) em sua casa, no trabalho,na escola ou faculdade, observa os seus objetivos ,sua fé, sua comunhão com Deus,e se for a pessoa,pode ter certeza que tudo fluirá.
Guarda isso no coração.Deus não é Deus de confusão.E Ele quer te abençoar na sua área sentimental.
Então a questão do tempo pode ser relativo,pois cada um tem uma experiência com Deus pessoal e única , pode a ter ser que você terminou um namoro que não era de Deus e passando 1 mes ,o Senhor te apresenta o seu príncipe ou sua princesa,mas seja prudente e tenha um particular com Deus,ore muito e peça ajuda aos seu líderes ,pastores e pais.Eles te amam, e tem autoridade em sua vida.E como eles estão de" fora", vai ver algumas coisas que talvez você não consegue enxergar porque que está envolvido emocionalmente com a pessoa.
Terminando este bate papo Deixando alguns versículos bíblicos para a sua meditação.
e espero que eu tenha lhe dado alguma luz e esclarecimento.
Efésios 1:8
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Mateus 24:4
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
1 Coríntios 13:4-8
Desejo toda felicidade, pois você merece ser muito FELIZ.
abraços
Fabiana Matos
@eternoproposito
0 comentários:
Postar um comentário