Decovional/EP Dezembro

domingo, 29 de novembro de 2015




Que tal terminar o ano de 2015 diferente?Venha Conhecer mais de Deus através do Devocional EPO propósito desse devocional é gerar disciplina diária da leitura da Palavra de Deus.

Como funcionará?

1.Você receberá uma programação  do mês de  Deszembro que vai do dia 01 até o dia 31.
selecionamos  para cada dia alguns capítulos que devem ser lidos.
2. Oração: Você irá escrever 7 pedidos  e após a sua  leitura Bíblica você apresentará a Deus os seus pedidos de oração.
Tempo de oração?


(livre)você mesmo determinará o tempo de oração.

Qual o horário da leitura?

(livre): Você irá escolher  o seu horário.O importante é não esquecer de fazer o seu devocional para que não acumule para outro dia.

Quem poderá participar?

Qualquer pessoa que deseja conhecer mais da Bíblia Sagrada e que tenha fé em Deus.


Algumas orientações:

1° Passo:
Baixe a programação que está  logo a baixo  em seguida   guarda em lugar seguro.
Sugestões: guardar dentro da  Bíblia,  cola  no mural da sua igreja  ,em uma  cartolina  etc
Distribua em sua célula,imprima e dê presente para os  amigos ou família.
Seja usado por Deus,tira xerox e coloca na caixa de correios na sua rua ou bairro.
.
2° Passo :Ao final desse devocional  por gentileza  envia um e-mail para :
Assunto: Devocional EP
Você deverá Compartilhar conosco a  experiência de fazer o devocional diário.

O hábito da leitura Bíblica só é gerado através da disciplina,tenha esse compromisso e você verá como a sua vida mudará.

"Conhecereis a verdade e ela vos libertará".João 8:32


Compartilha esse convite á todos os seus amigos.
Imprime e dá para o pessoal da sua célula,da sua faculdade,colégio,aos seus vizinhos e familiares.
Aproveita essa oportunidade,é Deus te chamando para um tempo de crescimento e relacionamento pessoal com Ele.

Segue a Programação:


Ps> Caso não consiga visualizar a imagem envia um  e-mail solicitando o devocional,que terei o maior prazer de enviar à  você.

Deus te abençoe
Fabiana Matos
@eternoproposito

Devocional de Dezembro /2015





Lidia : Exemplo de Mulher hospitaleira

terça-feira, 24 de novembro de 2015




"E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso."
Atos 16:12-15

Você já ouviu a expressão "Fulano é bem hospitaleiro", afinal o que significa ser uma pessoa hospitaleira ? veremos um exemplo de uma mulher que foi hospitaleira e também o que a bíblia fala sobre esse assunto.


O que é ser uma pessoa hospitaleira?

Característica ou qualidade da pessoa que sabe receber alguém em sua casa ou em qualquer lugar, sabe tratar e expressar  com gentiliza e amabilidade  qualquer pessoa.


O que a bíblia ensina sobre ser hospitaleiro(a) é:

1. Amigo do bem

"Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; "Tito 1:8

Ser hospitaleiro é fazer o bem,fazer o que é certo em todos os momentos.Seja uma pessoa do bem,escolha sempre o lado certo de qualquer situação,esteja disposto a fazer o que precisa ser feito.Ajude no quer for preciso.

2. Não é reclamar

"Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações." 1 Pedro 4:9

Uma pessoa hospitaleira é aquela que vendo algo errado decide mudar aquela situação é uma pessoa proativa , que ao invés de brigar  decide resolver.Geralmente o murmurado é uma parasita em pessoa,ela quer ver as pessoas resolvendo o problema dela.Resmungar só trás discórdia e ser hospitaleiro pode salvar vidas.

3. Não esquecer 

"Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. "Hebreus 13:2

Nunca devemos deixar de ser amáveis e gentis não somente em palavras e sim principalmente em atitudes, qualquer pessoa que chegar na sua casa ou até a você é importante dar atenção,ser cordial ,providenciar o que a outra pessoa necessita. Exemplo:  a pessoa não tem cobertor,providência o cobertor ,a pessoa não tem um quarto para dormir uma noite,se precisar doe o seu quarto.

4. Seguir

"Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;" Romanos 12:13

Quando se diz seguir a hospitalidade é se permitir ser uma pessoa útil que estende a mão para o próximo,é buscar viver uma vida olhando mais para as pessoas do que para si mesmas.Se alguém o governo,a igreja qualquer instituição pedir ajuda,abre o teu coração e seja generoso.Faça a sua parte!



Exemplo de Lídia:

O texto bíblico diz que Lídia era uma serva de Deus vendedora de púrpura.A púrpura era uma tinta que tinha um grande valor na Antiguidade por não desbotar - ao contrário, ela se torna gradualmente mais brilhante e intensa com a exposição ao tempo e à luz do sol.Ela morava em Tiatira e quando Paulo esteve naquele lugar ela foi uma das pessoas que ouvia a sua pregação,e após terminar a reunião dos irmãos,ela fez um convite à Paulo para ir pousar em sua casa,ela não o conhecia ,mas o seu coração era de Deus e hospitaleiro.Devemos ser como Lídia,em qualquer oportunidade que chegar até nós devemos ser solícitos e disposto a servir. Se você que diz ser cristão e entendeu o que a bíblia ensina sobre ser  hospitaleiro com alguém não pensa duas vez em exercer o que a bíblia ensina é mandamento do Senhor.Dessa forma você estará expressando a sua fidelidade a palavra de Deus.Seja amável e solidário.


Fabiana Matos
@eternoproposito




Testemunho do Rodolfo Llompart

domingo, 22 de novembro de 2015



Dia 09 de Outubro de 2015,eu fiz um desafio do estudo bíblico :"5 homens com Eterno Propósito" e  o jovem Rodolfo Llompart aceitou esse desafio e caminhou durante 1 mês  na Bíblia para  aprender um pouco mais sobre a vida de alguns homens ,segue o relato dele.

"Fiz um breve estudo sobre alguns personagens bíblicos, nos quais Deus agiu e teve uma estreita aproximação. Pude notar muitas qualidades neles, sem dúvidas nenhuma, escolhidos por Deus a executar uma missão, um propósito, se fazer cumprir a história. A bíblia relata fielmente os ocorridos,  acerca desses homens, ressalta inclusive seus defeitos e erros, não escondendo nada."

 Noé

   As escrituras sagradas descrevem Noé um homem íntegro, diferenciado dos demais habitantes. Noé pregava a justiça (Conforme 2 Pedro 2.5), sua conduta andava sempre em consonância com a vontade revelada de Deus. À ele foi incumbida a missão de construir a Arca e conduzir todas espécies animais a bordo, além de sua família, durante o dilúvio.
   No decorrer de sua missão e pós dilúvio, podemos notar alguns deslizes também de Noé, tal como a embriaguez que o fez ficar nú e lançou maldição  a Canaã, seu neto. Como se vê, ninguém está imune ao pecado e ao erro.
   Uma da lições que podemos aprender desse homem de Deus é sua confiança no Senhor, que mesmo Ele em silêncio, Noé não hesitou e construiu a Arca e seguiu o plano de Deus. E isso tudo em meio a tanta injustiça e violência daquela época.

Abraão

     Abraão foi escolhido por Deus para ser pai de uma multidão(esse é o significado de Abraão), ou seja, sua descendência seria enorme, por isso o Senhor trocou seu nome, que antes era Abrão.
   Teve contato com Deus várias vezes, inclusive até argumentou com Ele, requirindo que fossem poupados um número de justos da destruição de Gomorra e Sodoma. Nesse episodio, O Senhor e seus anjos vieram em forma de homem a ter com Abraão e passaram um tempo juntos, comendo e conversando.
    Mesmo tendo crido na promessa de Deus lhe concederia um filho , ocorreu no erro de duvidar que depois de velho ele e sua esposa teriam um descendente, não souberam esperar. Então Sara, sua mulher o impulsionou a gerar um filho em Agar, sua serva egípcia.
    Mas logo depois a promessa se cumpriu e Sara deu luz à Isaque.

José do Egito

    Uma história muito bonita e emocionante, mas que teve alguns períodos de sofrimento por José. Desde jovem praticava a retidão, prosperava em tudo que executava durante todo seu período. Obediente, íntegro, agia de maneira exemplar, como a recusa do pecado (recusa à provocação da mulher de Potifar).
    Deus o abençoava com a interpretação de sonhos, o que levou à governador do Egito, onde coordenava estocagem e gerenciamento de alimentos. O faraó via nele o Espirito de Deus, era um homem diferenciado e todos no Egito o respeitavam.
   Ele passou por provas, armadilhas e experimentou a prisão, mas mesmo assim não blasfemou, foi paciente. Se vê que Deus era com ele e tinha grandes planos para seu futuro.

Davi

    Pastor de ovelhas, escolhido por Deus para ser rei, mostrava ousadia e confiança em Deus. em varias ocasiões se auto dominava, mostrando uma qualidade que falta muito nos dias de hoje. 
    Mas nem sempre foi assim, cometeu deslizes, se precipitando algumas vezes (cometeu adultério), errou na educação dos filhos, que até ocasionou em morte.
    Davi mostrou compaixão e respeito para com Saul, o qual perseguia Davi para matá-lo, mesmo tendo chances para matar Saul, sempre poupou sua vida, mostrando reverência.

    Lendo os livros da Bíblia pode-se tirar muitas lições dos erros e acertos de personagens que tiveram suas personalidades construídas por Deus ao longo de suas convivências com o Altíssimo. Mas há outro que devemos nos espelhar primeiramente, o qual nunca errou, nunca pecou, ao contrário, veio ao mundo para nos ensinar e salvar. Jesus Cristo homem!

Rodolfo Llompart
@rodolfollompart

  

O abraço do Pai

quarta-feira, 18 de novembro de 2015




A cada dia,a cada manhã,a nossa família e história está nas mãos de Deus,eu dependo do Senhor para viver,para sorrir,para conquistar qualquer coisa na minha vida.É do Senhor que minha alma necessita,a tua palavra me alimenta me faz entender que sou amada.Se me tirasse tudo eu não estaria vazia,mas se me tirasse a presença de Deus a minha alma choraria por toda eternidade.Eu respiro a graça  é o meu sentido da minha existência.Por mais  que eu seja  pecadora o Senhor me perdoa e  seu amor é incondicional
O universo, a galáxia  tudo é tão extraordinário , o olhar do Pai em  minha direção me faz sentir tão especial,sei que posso contar com ele em todos os momentos.Eu ergo os meus braços em sua direção e já recebo o seu afago,o seu conforto ,a sua paz.
Nesse dia eu te digo:"Não exite de levantar as suas mãos, começa a adorar ao Santo dos Santos."Esteja hoje nos braços do pai,não saia da sua presença.O abraço do mundo vai apertá-lo e depois feri-lo até ceifar a sua vida ,e nos braços de Deus você  sempre encontrará vida.Uma doce vida!

Fabiana Matos
@eternoproposito


Segunda chance

domingo, 15 de novembro de 2015



Se você tivesse uma segunda chance sobre qualquer área da sua vida ,o que você faria?
Aproveitaria a oportunidade de resgatar e fazer tudo diferente, teria mais vibração e amor ?
Quero compartilhar a história de uma mulher que passou por processo de perda e também de restituição.


"E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.E entregou-o à sua mãe." Lucas 7:12-15

Não é fácil perder nada nessa vida ,cada pessoa  tem a sua reação com relação algo difícil ou ruim que acontece na vida.Alguns se conforma com a perda,outros desejaria ter uma nova oportunidade e chance.E começa a orar e pedir ao Senhor essa benção.E se Deus te dar uma segunda chace o que você faz?
O texto bíblico diz que uma certa mulher havia perdido mo seu único filho,e no dia do cortejo fúnebre ela teve um encontro com Cristo,e a partir daquele dia a sua vida nunca mais foi a mesma,Jesus viu a sua dor e ressuscitou o seu filho.O milagre  aconteceu naquela família,a segunda chance de ser uma mãe melhor,ter tempo para seu filho,fazer o doce preferido,dar mais carinho seria realidade e possível.Nada é impossível para Deus,se tem algo na sua vida para ser resgatado ,não desiste de orar,e quando a segunda chance acontecer,faça tudo diferente,tenha uma atitude melhor,viva e agarra a oportunidade que o Senhor conceder na sua vida.Dê valor a sua segunda chance!amém?!
Guarda em seu coração,O Senhor é Deus das segunda e terceira chance!Você está vivo,e a cada manhã que você presencia é o modo de Deus falar: "Eu estou te dando uma nova chance,recomece".

Fabiana Matos
@eternoproposito

Deus está te ouvindo

segunda-feira, 9 de novembro de 2015



Trim,trim!

Nós: - Alô,Deus?!Quero falar sobre a minha vida com o Senhor,será se podemos conversar?
Deus: -Sim filho ,eu estou sempre disponível para conversar contigo, mas a minha pergunta é : Você permite eu agir da minha maneira e no meu tempo?
Nós : - Alô,alguém na linha?!Acho que caiu,não consigo mais ouvir mais nada.

Fiz essa  ilustração  para mostrar o que geralmente ocorre conosco todos os dias,não é que Deus não está escutando,talvez seja nós que estamos querendo apenas ouvir o que enseiamos.Ficamos tão ansiosos para ver tudo acontecendo que acabamos até impendido o processo da benção.Quando agimos com as nossas próprias forças,estamos dizendo : "eu,estou no controle,o que eu quero  vai acontecer".E no final pode até acontecer,porém como ditado popular " o tiro pode sair pela culatra",e quando isso ocorre,o coração fica triste e desesperançoso. E a partir daí começa as dúvidas e os questionamentos : Será se Deus está me ouvindo?

A palavra do Senhor diz em Isaías 59:1 : "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir."

Sim,Deus está te ouvindo e ajudando todos os dias,só que precisa de alguns a justos, alinhar ao principio espiritual de que quando colocamos o Senhor como condutor das nossas emoções e fé,tudo começar a ter uma  sincronia e um trajeto a ser seguido .Exemplo :



Nesse exemplo desse vagão  de trem quem está no controle é Deus,e ele carrega a pessoa  junto com as sua fé,emoção,etc.não tem como sair do trilho.Só pode sair algo errado,se desprendemos um partimento do outro.E nas nossas vidas também é assim,só vai dar errado se mudarmos a direção,ou desligamos ,afastarmos de Deus.

Hoje é dia de religar ao plano original e perfeito de Deus.O propósito de Deus é ajudá-lo nessa viagem que se chama vida.Peça a Deus que e a surdez espiritual desapareça da sua vida e que a vontade de ouvi-lo seja algo contínuo.amém?!Eu quero ouvir a voz doce suave do Pai e você?


Fabiana Matos
@eternoproposito

   







Como lidar com as decepções ?

sábado, 7 de novembro de 2015

"E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?"
Gênesis 29:25


Você já sofreu alguma decepção ou traição ? Se sim ,você vai se identificar com a história de um homem chamado Jacó e vai descobrir como lidar e encontrar as respostas e a cura para essa situação.

A palavra do Senhor diz que Jacó filho de Isaque e Rebeca foi embora de casa em rumo a terra do Oriente e quando chegou nessa terra ,ele viu uma moça linda,que estava pastoreando ovelhas ,e algo diferente aconteceu dentro do  seu coração  ,ele enamorou-se por aquela jovem.Foi amor a primeira vista,e ele se aproximou e a conheceu e soube que o sou nome era Raquel filha de Labão que era irmão da sua mãe.Raquel  foi falar com seu pai sobre Jacó e Labão o convidou para morar e trabalhar em suas terras.E passando o tempo Jacó pediu a mão de Raquel em casamento,e seu tio  aceitou na seguinte condição,que  se Jacó trabelhasse 7 anos pra ele, então ele o aceitaria como genro.E foi o que aconteceu.Eu imagino a felicidade daquele rapaz,tinha uma direção,uma promessa de casamento,havia encontrado o amor verdadeiro,e nos seus planos tudo daria certo,casaria com sua amada ,teriam filhos e viveriam felizes para sempre.Mas, como uma autêntica história de romance,houve um vilão que sabotou os seus sonhos e foi o seu próprio tio e futuro sogro,ao invés dele cumprir com o  acordo,ele preferiu enganar o seu sobrinho dando a sua filha  primogênita chamada Lia em casamento.

"E agora?que traição,que decepção,não é justo!".Que dissabor da vida,né?!


O rapaz lutou,fez tudo certinho e foi traído?.Talvez você esteja vivendo isso,colocou toda a sua força,gastou o seu dinheiro,investiu o seu tempo,ajudou uma pessoa,acreditou em uma amizade,abriu mão de tanta coisa para poder dedicar o seu sonho e de repente você recebe uma má notícia de que não vai acontecer do jeito que você sonhou,ou alguém adoece,morre,ou simplesmente alguém desiste de sonhar junto ou até mesmo o seu namoro ou casamento acaba,você perde um emprego,o seu melhor amigo ,parente te "apunhalou pelas costas"?O que fazer nessas horas?A impressão é  que o seu chão desapareceu,não é verdade?Que dor,quando isso vai acabar?Qual é a solução?Segue algumas orientações:


1. Enfrenta a decepção ou  traição

Jacó tinha duas opções ,ou ele caia na depressão,ou levantaria a sua cabeça  com coragem enfrentasse aquele dia mal e amargo.Traumas,feridas não serão cicatrizadas mediatamente,mas pode ficar expostas a vida toda se não for tratada.Ficar calado(a) não adianta,tem que falar sobre o assunto ,buscar ajuda e com a direção de Deus ver a dor indo embora .A situação de dor deve ser visto como mais um tempo de tempestade  e não como diluvio para vida inteira.Jacó preferiu enfrentar aquela situação e conversar com seu tio.Ei,enfrenta  também os seus medos ,a sua dor e os seus traumas!

2. Aprenda a negociar

Na vida devemos colocar os pingos nos "is",não dá para aceitar tudo que chega até nós,devemos saber negociar para alcançarmos os nossos objetivos.O objetivo de Jacó era Raquel,então ele negociou com seu tio que iria trabalhar mais 7 anos e como recompensa ele queria Raquel como esposa.E foi isso que aconteceu.Você precisa pensar na melhor saída,saber falar com a pessoa certa.
No momento de raiva dizemos muitas coisas,e deixar pra lá e desistir também não vai adiantar nada.Você já chegou a conclusão de que além de você está certo(a),ainda vai ter que passar pelo processo de negociação,encara e vença essa situação.O Espirito Santo vai te dar sabedoria e vai colocar palavras na sua boca.Creia,tenha fé!


3. Creia que Deus irá reverter essa situação

Após no total de 14 anos de trabalho,Jacó  teve Raquel como esposa,e teve dois filhos maravilhosos e que fez a diferença em sua geração ,José e Benjamin .E acredite , Deus sempre reverte traições ,perdas e decepções em benção, um dos filhos que ele teve com Lia  foi chamado de Judá e foi da descendência de Judá que nasceu Jesus o nosso Salvador.
Meu amigo(a), há um propósito de Deus para essa situação que você está vivendo e você vai entender lá na frente, e  vai compreender tudo.Confia no Senhor,o seu Judá precisa nascer e às vezes vai ser através das dores,choros,mas no final só vai ser alegria e vitória.Deus sabe o que faz.

"Os filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, depois Simeão e Levi, e Judá, e Issacar e Zebulom; ".Gênesis 35:23


Fabiana Matos
@eternoproposito