Devocional EP de Maio 2016

sexta-feira, 29 de abril de 2016



Seja Bem-vindo (a) ao Devocional  EP(Eterno Propósito), 
O propósito desse devocional é gerar disciplina diária da leitura da Palavra de Deus.
Uma oportunidade de você crescer espiritualmente.O hábito da leitura Bíblica só é gerado através da disciplina,tenha esse compromisso e você verá como a sua vida mudará.

Como funcionará?
(Você está recebendo O devocional  do mês de Maio de 2016 que contem sugestão diária de leitura da Bíblia e nele tem o local para você escrever os seus pedidos de oração)

1.Você deve ler o capitulo que foi  sugerido para cada dia.
2. Oração: Você irá escrever 7 pedidos  e após a sua  leitura Bíblica você apresentará a Deus os seus pedidos de oração.

Tempo de oração?

Livre: Você mesmo determinará o tempo de oração.

Qual o horário da leitura?

Livre: Você irá escolher  o seu horário.O importante é não esquecer de fazer o seu devocional para que não acumule para outro dia.

Algumas orientações:

1° Passo:
Baixe a programação que está  logo a baixo  em seguida   guarda em lugar seguro.Se você quiser o devocional no formato JPG é só solicitar através de e-mail. 
Sugestões: guardar dentro da  Bíblia,  cola  no mural da sua igreja  ,em uma  cartolina  etc
Distribua em sua célula,imprima e dê presente para os  amigos ou família.Seja usado por Deus,tira xerox e coloca na caixa de correios na sua rua ou bairro.
.
2° Passo :Ao final desse devocional  por gentileza  envia um e-mail para :
eternoproposito@hotmail.com
Assunto: Devocional
Você deverá Compartilhar conosco a  experiência de fazer o devocional diário.

Fabiana Matos
@eternoproposito

Segue o Devocional






O Que queres que eu te faça?

terça-feira, 26 de abril de 2016



"Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe,Dizendo: Que queres que eu te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.
E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.
Lucas 18:38-42




A vida tem as suas surpresas,e uma dinâmica interessante.Um dia é diferente do outro e mesmo que aparentemente parece ser igual mas não e se absorvermos direito chegaremos a conclusão:"Isso, ou aquilo foi diferente ou especial".
E o dia especial para um certo homem cego chegou,ele não tinha casa,é bem provável que morava na rua,só que de alguma forma ele sabia quem era Jesus e de qual descendência ele era.Quando ele soube que Cristo estava próximo dele começou a gritar e clamar  por socorro,e a forma que ele identificou  o chamando "Jesus ,filho de Davi"o fez parar e atender aquele homem.E a pergunta que Jesus fez foi:" Que queres que te faça? " E hoje o Senhor te faz a mesma pergunta: "Filho(a)o  que queres que te faça? "

Sabemos que Jesus é Deus e conhece as pessoas .estações etc ,então por que ele fez essa pergunta?

1. O Senhor deseja todos os dias estabelecer uma comunicação conosco.

O bom de servir à Deus é que Ele o Senhor nos trás uma particularidade e informalidade incrível.O acesso à Ele é tão simples e fácil.Não precisa de outras pessoas para falar em nosso lugar.É direto.É uma conversa direta de pai para filho.
E se você anda afastado ou deixou de orar ,volte hoje a estabelecer esse ponto de contato com Deus.Ele deseja muito ter amizade e intimidade contigo.


2. Para que as possibilidades se tornem reais

Apenas desejar algo não faz esse algo acontecer,tem que verbalizar , e isso ocorre quando apresentamos isso à Deus.As possibilidades se torna reais quando pedimos com fé aquilo que precisamos.O que era sonhos pode se tornar algo real.O homem cego,verbalizou o pedido da sua cura,ele queria ver.E Jesus deu vista à ele,E aquilo que você tanto precisa e necessita o Senhor também pode dar,basta você pedir.
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á."
Mateus 7:7


Fabiana Matos
@eternoproposito


Coração grato

segunda-feira, 25 de abril de 2016

"E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."
Lucas 17:12-19



A palavra em que lemos narra a história de 10 homens que tiveram a suas  vidas transformadas ao encontrarem com Cristo.Todos eles tinham uma doença incurável que era a lepra.E quando os 10 receberam as suas curas,apenas 1 deles,teve uma atitude diferenciada ,ele voltou-se ao Senhor e agradeceu pelo seu milagre.Hoje  eu fiquei meditando, por que será que os outros noves homens não foram gratos?Ao nosso parecer parece tão  ilógico eles não terem caído de joelhos e ofertado à Deus um louvor por tudo o que eles haviam recebido.
Sabe,irmãos.Esses 9 homens parecem muitas vezes  é conosco.Quantas vezes Deus responde as nossas orações,faz o milagre ,muda a nossa história e nós agimos com indiferença e até mesmo esquecemos de agradecer por aquele feito?!A nossa memória é fraca?ou achamos que Deus tem obrigação de nos abençoar?Deus não obrigação de nos abençoar,mas ele assim o faz porque nos ama e ele é bom.
Hoje é dia de refletir: Como está o meu coração?Deus,eu tenho pecado contra ti?Eu tenho realmente  sido uma pessoa grata?


Oração:

"Senhor Jesus, me perdoa por todas vezes que estive em sua presença e contemplei as suas maravilhas e ainda assim,permaneci com o meu coração duro,indiferente.Ensina-me a ser mais grata e honrá-lo de todas as formas possíveis ."amém


Fabiana Matos
@eternoproposito





14 dias de Eterno Propósito

sábado, 23 de abril de 2016




Graça e paz ,queridos irmãos!

Hoje dia 23 de Abril de 2016 nasce um novo projeto chamado 14 dias de Eterno Propósito.
Esse projeto é para todos que creem no poder da oração.A finalidade é interceder por alvos e pessoas especificas .Esse propósito é para você que está pensando em desistir da sua família,do seu casamento,dos seus sonhos,já se encontra divorciada e deseja que Deus restabeleça o novo tempo em sua vida.


Como vai funcionar e o que você deve fazer?

Você está recebendo uma planilha de oração e deve imprimir e preenchê-la.
Serão 14 dias de oração e também  leitura biblica. O horário de oração você mesmo escolhe.Você pode colar a sua planilha de oração na parede,colocar na Biblia etc.


Final do Propósito?

No final do propósito ,envia 1 e-mail para o eternoproposito@hotmail.com e compartilha conosco da sua experiência e das bençãos de Deus sobre ter feito esse propósito.


Divulgação

Peço que divulgue nas suas redes sociais,igreja,família ou vizinhança .
Imprima e dê de presente para alguém que precisa de aproximar mais de Deus.


amém.

Fabiana Matos
@eternoproposito


Segue a planilha:







Relacionamentos destrutivos

sexta-feira, 22 de abril de 2016




Você já conviveu com pessoas que sempre critica as  ações e atitudes dos outros?Nada é tão bom para elas,sempre acham que as pessoas deveriam se esforçar mais.
Essas pessoas é um câncer nas relações interpessoais.Elas querem sempre ser destaque,acham-se superiores à outras pessoas.E se tiver oportunidade de derrubar alguém com ofensas assim o faz.
A bíblia classifica essas pessoas como soberbas
"O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba." Provérbios 21:24
"Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei." Salmos 101:5

Esses tipos de pessoas constrói apenas relação destrutivas,elas não querem de verdade amizade,ou amor,apenas deseja ser servidas ,ou até ficam feliz em tirar vantagem sobre outras pessoas. 

Como identificar essas pessoas?

Geralmente essas pessoas aproximam de outras pessoas demostrando" boas intenções", mas logo logo revelam o seu caráter .
Segue algumas características :

1.Fala mal de outras pessoas para você
2.De uma forma sútil, desdem das suas conquistas e vitórias
3. Sempre estão fazendo comparação,mostrando que a sua vida é melhor que das outras
4. Quando tem oportunidade de retribuir alguma gentileza não faz.
5. Só sabem pedir favores 
6.Raramente elogia as outras pessoas.

Talvez você esteja passando por uma relação destrutiva,seja na vida sentimental ,amizades ou até profissional.Quando essa pessoa chega perto de você , o seu coração fica triste,você abaixa a cabeça,e até sente complexo de inferioridade.

Eu te digo hoje: Não viva dessa forma,nunca se sinta pequeno referente a outra pessoa.
Lembra-se: Entregar a outra pessoa não significa permitir ela passar por cima de você.
Dê um basta nas relações destrutivas esteja convivendo com pessoas que te elevem e não  que te reprime.



Fabiana Matos
@eternoproposito








Os Dez Mandamentos” tem ibope 30% maior que 1ª fase

A novela Os Dez Mandamentos está superando o ibope que a primeira temporada da trama conquistou. Segundo a coluna Ooops, do UOL, a média de audiência cresceu 31% em todo o país.
Pela média do PNT (Painel Nacional de Televisão), onde cada ponto equivale a 240 mil domicílios, a audiência está em 16,6 pontos enquanto que a primeira temporada marcou 11,2 pontos.
A nova temporada tem repetido o sucesso da primeira temporada e também do filme que é hoje o maior filme brasileiro em números de bilheteria.
A trama conta a história de Moisés, dando destaque agora para a vida dos hebreus no deserto. A nova temporada vai preparar o público para a próxima novela bíblica da emissora de Edir Macedo: “A Terra Prometida”, que mostrará a conquista de Canaã. Com informações Uol

Deus nunca tirou os olhos de você

segunda-feira, 18 de abril de 2016




"Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. "
Provérbios 15:3


Você já se pegou perguntando: "Será se Deus está vendo o que está acontecendo comigo?Será se ele vê o mal que estão tramando contra mim?
Sim,Deus vê tudo,a palavra do Senhor diz que Ele contempla os bons e os maus.Ele faz justiça quando tem que fazer e também é misericordioso quando é necessário.
Se você estiver no fundo do mar,ele estará contigo,se você pegar estrada e viajar para outra estrada,ele vai junto.Nos momentos alegres ou tristes.Os seus olhos te contemplam.Você precisa ouvir essa frase nesse dia e guardar em seu coração:
Deus nunca tirou os olhos de você!


Fabiana Matos
@eternoproposito


Promoção de aniversário de 5 anos

domingo, 17 de abril de 2016




Venha participar da promoção de 5 anos do Ministério Eterno Propósito de Deus,o aniversário é nosso ,mas quem ganha o presente é você.

Os presentes serão : 1 camiseta do EP + 1 livro surpreso


Modelo feminino




Modelo Masculino



Regulamento:

Você precisa apenas preencher o fomulário e aguardar o dia do sorteio que será no dia 10 de Maio de 2016.
Cadastre toda a sua família e amigos  e as chances serão maiores.


Fomulário:



O aniversário do Ministério Eterno Propósito de Deus está chegando

quarta-feira, 13 de abril de 2016





O aniversário  de 5 anos do Ministério Eterno Propósito de Deus está chegando,será  no dia 10 de Maio de 2016,haverá novidades e presentes para você!
Aguarde!


Fabiana Matos
@eternoproposito


Deus te Nomeou

sexta-feira, 8 de abril de 2016




Brasilia é a cidade dos concursos públicos ,e quem vive aqui sabe disso e quando sai o edital os concurseiros de plantão já ficam na expectativa e já planejam os seus estudos,outros aguardam sair o o edital para então  estudar,acredito que seja assim também no seu estado,não é verdade?!
Existem vários processos para poder fazer um concurso,tem que sair o edital,depois sai o nome da banca examinadora,depois abre-se o processo de inscrição e até que chega o dia da prova.Cada candidato tem o jeito de se preparar para prova, eu particularmente ,gosto de chegar com antecedência no local,levo água,barra de chocolate e se possível permaneço na sala até o horário de poder levar o caderno de prova.O dia que sai o gabarito é aquela animação,mas , o que vale mesmo é quando saí o gabarito oficial,alguns ficam tristes outros felizes,mas , a labuta não parou aí, tem que esperar o dia do resultado no diário oficial e depois esperar passar  dentro das vagas,aí então ser convocado para ser nomeado,aí sim poder dizer  á todos que é um funcionário público.
Hoje eu vim falar sobre nomeação que é citado no seguinte texto bíblico:

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." João 15:16


O  que é  exatamente nomear?

De acordo com dicionário é : dar nome a; chamar, denominar, nominar.

É algo incrível de pensar é que Deus além de nos escolher como filhos amados, ele também nos chamou,nomeou para darmos frutos. O nosso Deus compartilha do seu Reino,ele nos convoca à sermos participantes da sua obra.Entenda, é uma eleição. a sua própria escolha.Foi Ele que designou,predestinou a cada um de nós para um propósito.O meu nome , o seu nome está relacionado à alguma atividade aqui na Terra.É uma honra ser nomeado por Deus para ser ministro do evangelho,colaborador da sua casa,ser levita,ajudar de alguma forma.
Sabe o que Deus está falando?Somos peça importante para o seu Reino.Nascemos para produzir.
Se você não está mais produzindo,volte a produzir,a exercer o chamado,a missão, o propósito que Deus estabeleceu para você!No diário oficial do Reino de Deus, já saiu o seu nome há muito tempo!

Deus te nomeei-o e vai capacitá-lo dia a pós dia.Confia!



Fabiana Matos
@eternoproposito




Congresso para Casais Abril/2016

quinta-feira, 7 de abril de 2016



QUATRO DIAS PARA TER SEU CASAMENTO TRANSFORMADO POR DEUS!
Com muita alegria que queremos apresentar nossos convidados especiais que irão fornecer ferramentas para que possamos fazer da nossa casa, um pedaço do céu. Essa é a oportunidade para você aprender com homens e mulheres de Deus a crescer em todas as áreas de sua vida! Sua geração será poderosa na terra!

Local: Hotel DiRoma Caldas Novas/GO
Dias: 14 a 17 de Abril 2016

Preletores: Pr Hernandes Dias Lopes, Pr Josué Gonçalves,Pra Helena Tannure  ,Anderson Freire e outros.


Informações: 



Fabiana Matos
@eternoproposito



Famílias em perigo: Pr Hernandes Dias Lopes

terça-feira, 5 de abril de 2016


INTRODUÇÃO

O assunto de hoje está nas manchetes dos jornais. É uma tema atual, pertinente e urgente. A maior crise que estamos vivendo é a crise da família.

O que é casamento? O que Deus diz sobre casamento misto? E o divórcio, como Deus o encara?

O nosso estudo hoje versará sobre essas questões vitais:

1. A teologia determina a vida

Os sacerdotes deixaram de ensinar a Palavra e o povo se corrompeu. Práticas erradas são fruto de princípios errados.

Eles estavam lidando de forma errada uns com os outros, porque estavam lidando de forma errada com Deus.

2. A família determina a igreja

Os casamentos mistos estavam pondo em risco a teocracia judaica, a integridade espiritual da nação e o divórcio estava estava colocando em risco a integridade das famílias. O abandono do cônjuge estava ameaçando o desmoronamento do lar em Israel. Famílias desestruturadas e quebradas desembocam em igrejas fragilizadas.

I. O CASAMENTO É UMA ALIANÇA DE AMOR – v. 14

1. Os limites da aliança conjugal

a) O casamento é uma união heterossexual (v. 14) – O casamento é a união entre um homem e uma mulher. Este é o princípio da criação conforme Gênesis 2:24: “Por isso, deixa o homem seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. A união homossexual é uma abominação, um erro, uma torpeza, uma paixão infame contrária à natureza.

b) O casamento é uma união monogâmica (v. 14) – O casamento é a união entre um homem e uma mulher. A monogamia foi instituída na criação, sancionada na lei, reafirmada na graça. A incidência da poligamia foi fruto da desobediência e trouxe graves consequências.

c) O casamento é uma união monossomática (v. 14) – O sexo no casamento é ordem, é bom, é santo, é puro, é deleitoso. A deslealdade à aliança implicava na infidelidade sexual. Os índices de infidelidade conjugal são alarmantes na atualidade (75% homens e 63% mulheres).

d) O casamento é uma união indissolúvel (v. 14) – A quebra da aliança conjugal é deslealdade. Jesus reafirmou que “o que Deus uniu não o separe o homem” (Mt 19:6).

2. A natureza da aliança conjugal

a) O casamento é uma aliança voluntária de amor entre um homem e uma mulher (v. 14) – O casamento não é compulsório. É uma escolha voluntária. Ninguém obriga duas pessoas se casarem. Quando elas se unem nessa aliança devotam amor um pelo outro. Elas aceitam entrar debaixo do mesmo jugo. Elas fazem uma aliança, um pacto de pertencerem um ao outro, de cuidarem um do outro, de serem fiéis um ao outro. O casamento é um pacto (Pv 2:17). Provérbios 5:18 exorta exorta o marido a alegrar-se com a mulher da sua mocidade.

b) O casamento é uma aliança de companheirismo (v. 14) – O casamento não foi criado para os cônjuges competirem, mas para cooperarem. Eles devem cuidar do outro, como cuidam de si mesmo. Eles são companheiros, ou sejam, devem estar juntos na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na prosperidade e na adversidade.

c) O casamento é uma aliança testemunhada por Deus (v. 14) – Deus é o arquiteto, o fundamento e o sustentador do casamento. Ele está presente. Ele é a testemunha principal. O casamento foi instituído por ele, é feito na presença dele. Devemos pedir a ele o cônjuge. Devemos construir a relação sobre ele (Sl 127:1). O cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade (Ec 4:12).

II. O CASAMENTO MISTO É UMA VIOLAÇÃO DO PROPÓSITO DE DEUS

1. O casamento misto é uma deslealdade à paternidade de Deus – v. 10

Deus é o Pai do seu povo, de uma forma especial. Deus chamou Israel para ser o seu povo particular (Os 11:1). Nós pertencemos à família de Deus. Fomos adotados e também somos gerados do Espírito. Deus fez conosco uma aliança de ser o nosso Deus e nós o seu povo para sempre. Ele requer de nós fidelidade.

O casamento misto levava a idolatria e a adoração de outros deuses era uma espécie de infilidade conjugal com o Deus da aliança. Era uma traição e uma quebra da aliança (Ex 34:11-16; Nm 25; Nm 13:23-29).

O apóstolo Paulo pergunta: “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?” (2 Co 6:15-16).

O casamento misto era uma porta de entrada para o desvio da fé:

a) A geração ante-Diluviana – A decadência da generação ante-diluviana foi devido ao casamento entre os filhos de Deus com as filhas dos homens, ou seja, de uma geração piedosa com uma generação que não temia a Deus.

b) A geração que possuiu a terra prometida – Os casamentos mistos foram o fator principal da apostasia religiosa de Israel. Salomoão e Acabe são exemplos tristes desse fato.

c) A geração pós-cativeiro – O casamento misto foi duramente reprovado por Esdras (Es 9:1-2), Neemias (Ne 10:30; 13::23-27) e Malaquias (Ml 2:10-16).

2. O casamento misto é a quebra da aliança feita pelos Pais – v. 10

Quando o povo recebeu a lei de Deus no Sinai, eles prometeram a Deus que não dariam seus filhos ou suas filhas em casamento aos adoradores de outros deuses (Ex 34:16; Dt 7:3).

A questão não era os casamentos inter-raciais, mas a união com adoradores de deuses estranhos (v. 11). O problema não era racial, mas religioso. Boaz casou-se com Rute, uma moabita.

Hoje, quando uma pessoa se casa com alguém não nascido de novo, está quebrando esse preceito bíblico (1 Co 7:39; 2 Co 6:14-17).

3. O casamento misto implica em infidelidade a Deus – v. 11

a) Porque atenta contra o propósito da família viver para a glória de Deus – a família devia ser a escola em que a vida como Deus a imaginava deveria ser aprendida e praticada (Dt 11:19). A vida cristã deve ser vivida exclusivamente para a glória de Deus. O casamento é uma demonstração do casamento de Cristo com a Igreja. O lar precisa ser uma igreja santa, adorando ao Deus santo. Uma casa dividida não pode prevalecer. Andarão dois juntos se não houver entre eles acordo.

b) Porque conspira contra a criação dos filhos no temor do Senhor (v. 15) – Um casamento misto tem grandes dificuldades na criação dos filhos na disciplina e admoestação do Senhor (Ef 6:4). Os filhos passam a falar meio asdodita (Ne 13:24).

c) Porque é uma aberta desobediência ao mandamento de Deus (v. 11) – Tanto no Antigo como no Novo Testamento a ordem de Deus é clara: o casamento misto não faz parte do projeto de Deus para o seu povo (Dt 7:3-4; 2 Co 6:14-17).

4. O casamento misto é um alvo certo do juízo de Deus – v. 12

A desobediência traz juízo. Deus não premia a desobediência. As consequências podem ser amargas para aqueles que entram na contra-mão da vontade de Deus.

A linguagem faz lembrar o juízo que atingiu Eli, cuja família foi eliminada do sacerdócio por causa da sua negligência e por causa das maldades cometidas por seus dois filhos (1 Sm 2:29-35).

III. O DIVÓRCIO É UMA QUEBRA DA ALIANÇA CONJUGAL

1. A natureza do divórcio

a) O divórcio não foi instituído por Deus (v. 16) – Deus regulamentou o divórcio, mas não o instituiu. Deus instituiu o casamento e não o divórcio. O casamento é fruto do coração amoroso de Deus, o divórcio é fruto do coração endurecido do homem.

b) O divórcio não é da vontade de Deus (v. 16) – Embora, o divórcio seja permitido em caso de infidelidade e abandono, ele não é obrigatório. Ele é resultado da dureza de coração. Melhor que o divórcio é o perdão e a restauração.

c) O divórcio é a quebra de uma aliança feita na presença de Deus (v. 14,15) – O divórcio é a apostasia do amor. É rejeitar alguém que um dia foi desejado. É descumprir com professas feitas na presença de Deus. Malaquias diz que é a quebra da aliança com: 1) A mulher da tua mocidade (v. 14,15); 2) Tua companheira (v. 14); 3) A mulher da tua aliança (v. 14).

2. A causa do divórcio

a) A falta de cuidado de si e do cônjuge (v. 15,16) – O casamento é como conta bancária, se sacarmos mais que depositamos, vamos à falência. Se investíssimos mais no casamento, teríamos menos divórcios (Mt 19:3-9). Quem ama o cônjuge a si mesmo se ama. Quais são só cuidados que precisamos ter: 1) Não deixar o casamento cair na rotina; 2) Não guardar mágoa; 3) Não se descuidar da comunicação; 4) Suprir as necessidades emocionais e sexuais do cônjuge; 5) Administrar sabiamente a questão financeira.

b) A falta de bom senso (v. 15) – “Ninguém com um resto de bom senso o faria. Mas que fez um patriarca? Buscava descendência prometida por Deus”. Alguns estudiosos vêem aqui o divórcio de Abraão. Mas creio que o texto fala da criação. O assunto do contexto é divórcio. Daí, a exortação do profeta: “Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade”. Antes de divorciar uma pessoa precisa ter bom senso para pensar nas consequências: 1) Consequências espirituais; 2)Consequências emocionais; 3) Consequências econômicas; 4) Consequências para os filhos; 5) Consequências para a igreja.

3. As consequências do divórcio

a) Provoca profunda dor na pessoa abandonada (v. 13) – Esse choro era dos homens que se chegavam a Deus sem ter suas orações respondidas e também das mulheres abandonadas. Quando as esposas abandonadas iam ao altar e derramavam suas lágrimas, isso tocava o coração de Deus ao ponto dele não aceitar as orações dos maridos que as abandonavam. O divórcio dói mais do que o luto para o cônjuge e para os filhos.

b) Traz graves consequências para os filhos (v. 15) – A poligamia e o divórcio não são conducentes à criação de filhos no temor de Deus. E, em última instância, essas práticas não eram proveitosas para obter a semente piedosa na árvore genealógica do Messias prometido.

c) Provoca quebra da comunhão com Deus da pessoa que abandona (v. 13b) – Os contemporâneos de Malaquias estavam subestimando o pecado do divórcio (v. 13). Eles choravam, mas não obedeciam. Quando Deus não aceita o ofertante, ele rejeita a oferta. No primeiro capítulo de Malaquias, Deus recusa-se a aceitar os sacrifícios porque os animais eram defeituosos (1:8,10,13); agora, Deus os rejeita por causa do divórcio dos ofertantes. Salmo 66:18 diz que se há iniquidade no coração, Deus não ouve as orações. 1 Pedro 3:7 diz que se o marido não vive a vida comum do lar, suas orações são interrompidas. Deus não aceita o culto desses homens, porque ele não aceita a quebra da aliança conjugal.

d) Provoca o repúdio de Deus ao ato e à pessoa (v. 16) – Deus odeia o divórcio e repudia aquele que age com violência com o cônjuge abandonado. Para Deus o divórcio é como cobrir de violência as suas vestes. De fato, toda vítima do divórcio é violentada psicologicamente. Os golpes psicológicos precedem à separação física. O divórcio não é algo de somenos para Deus. Numa época em que o divórcio campeia tão célere, precisamos inclinar os ouvidos à estas palavras de Deus!

CONCLUSÃO

1. O povo de Deus, aliançado com ele, não deve entrar em aliança com aqueles que não pertencem à família de Deus.

2. O clamor dos feridos é mais alto aos ouvidos de Deus do que as orações daqueles que ferem. As lágrimas dos oprimidos são mais preciosas para Deus do que as ofertas daqueles que oprimem.

3. Deus é a testemunha de toda cerimônia de casamento, e também será a testemunha de toda violação desses votos.

4. O pecado do divórcio é uma coisa abominável que Deus odeia.

Rev.Hernandes Dias Lopes

Indicação de 6 livros para solteiros

sábado, 2 de abril de 2016


Estar solteiro pode ser uma fase ou um estado permanente. Só Deus sabe. E esse período gera em muitas pessoas uma angústia, tristeza, desânimo e outros sentimentos que muitas vezes não são tratados nos cultos.As igrejas brasileiras quando falam em relacionamento voltam a mensagem para os mais jovens, dando destaque para o ensinamento do sexo após o casamento.
Mas os solteiros adultos ficam muitas vezes desamparados, sem saber como lidar com a pressão da sociedade e as cobranças internas que geram dor e sofrimento.
Quem busca apoio para essa fase da vida pode encontrar conforto e respostas em livros, por isso selecionamos alguns títulos que poderão te ajudar a passar por esse momento confiando na Palavra do Senhor sem se desesperar, se entristecer ou cair em ciladas de relacionamentos que não provêm de Deus.





1- “Eu Disse Adeus ao Namoro”, Joshua Harris.

O livro fala sobre deixar para trás o modelo de namoro que aprendemos fora da igreja. Fora isso, o autor ainda fala com quem está decepcionado ou desanimado com a vida afetiva. O prefácio de “Eu Disse Adeus ao Namoro” é assinado pela cantora Rebecca St. James (ela possui alguns títulos sobre espera e namoro, infelizmente nenhum deles traduzidos para o português).





2- “Defraudação Emocional”, Sarah Sheeva.

A pastora apresenta estudos com base bíblica sobre defraudação emocional que é despertar em outra pessoa sentimentos que não serão correspondidos. A obra ainda fala de princípios sobre o relacionamento em santidade.










3- “A Bênção de Ser Solteiro”, Gary Haynes.

O livro mostra que ser solteiro não é motivo para estar triste, apontando pontos positivos para se estar sozinho enquanto todo mundo exige que você esteja acompanhado.









                                                      4- “Solteiro(a) Numa Igreja Casada”, Fernando de Paula.
O livro é voltado para os solteiros adultos que representam uma parcela significativa das igrejas. O autor fala sobre o amor e cuidado de Deus para com casa pessoa, independentemente do estado civil. A obra ainda trata de assuntos como sexo, solidão, celibato e comunhão.









5- “As Cinco Linguagens do Amor para Solteiros”, Gary Chapman.

As-Cinco-Linguagens-do-Amor-para-Solteiros---Gary-Chapman
Esse clássico cristão foi editado exclusivamente para quem está solteiro, destacando as linguagens próprias do amor, não só o lado sentimental, mas o amor de Deus para com os homens.










6- “Namoro Ponto.com”, Drs Les e Leslie Parrott.

A obra fala sobre encontrar pessoas pela internet utilizando sites de relacionamento. A obra visa mostrar que essa é uma maneira atual de encontrar pessoas, falando também de dicas para detectar o amor online.
Ainda há certa desconfiança sobre esses meios entre os evangélicos, mas os preconceitos começam a cair, tanto é que sites como o Divino Amor, parceiro do Gospel Prime, recebem centenas de inscrições por dia e divulgam a junção de milhares de casais por ano.